Frio nas serras do Sudeste

29/05/2018 às 16:53
por Angela Ruiz

Oferecimento
Pode gear na serra da Mantiqueira

A quarta-feira(30), vai amanhecer fria nas serras do Sudeste. Por causa da forte subsidência do ar, deve esfriar um pouco mais e temperaturas ainda mais baixas poderão ser observadas ao amanhecer.

 

As cidades de maior altitude, acima de mil metros, como Monte VerdeCampos do JordãoMaria da FéPassa Quatro e também a região de Visconde de Mauá, no sul do Rio De Janeiro, devem registrar temperaturas entre 0°C e 5°C.

 

Por causa do frio intenso há previsão de geada na serra da Mantiqueira, mas não será forte e nem ampla para causar danos na agricultura destas localidades.

 

O que é a geada? Como se formam? 

 

geada é um fenômeno tipicamente de dias muito frios, em geral com temperatura do ar abaixo de 5°C. É o congelamento do orvalho sobre qualquer superfície. A camada de gelo que se forma queima a vegetação, podendo causar grandes prejuízos para a agricultura e pecuária dependendo de sua intensidade e frequência de ocorrência.

 

A geada é um fenômeno associado ao forte resfriamento do ar e do solo e por isso a época mais comum de ocorrência no centro-sul do Brasil é durante o outono e o inverno. Porém,  o fenômeno pode ocorre em qualquer lugar e em qualquer época do ano, desde que as condições atmosféricas sejam adequadas.

 

geada branca é a mais comum e, quando acontece com moderada a forte intensidade, deixa os gramados e os capôs dos carros branquinhos. Este é um fenômeno típico de noites calmas, com vento fraco, com pouca ou nenhuma nebulosidade no céu. Pode gear em cidades litorâneas, mas não na areia da praia.

 

Foto de geada em Campos do Jordão - SP

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

18°
min

33°
max

0mm / 0%