Rio de Janeiro continua sem chuva nesta quarta-feira

26/06/2018 às 15:39
por Redação

Atualizado 26/06/2018 às 16:21

Oferecimento
Entenda por que o inverno começou quente e sem chuva no estado

O calor continua predominando sobre o Rio De Janeiro. Nesta quarta-feira (27), uma mudança na circulação dos ventos deixa a nebulosidade variável sobre o estado - isso significa que o sol ainda aparece forte, mas em alguns momentos fica entre nuvens. A temperatura tem uma ligeira queda se comparada com a última terça-feira (26) mas, ainda assim, não há previsão de chuva.

 

Em todo o litoral do estado do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio, a umidade do ar se eleva um pouco mais e o tempo já não fica tão seco. No entanto, o interior do estado ainda pode registrar níveis críticos de umidade nas horas mais quentes da tarde.

 

Temperaturas altas no inverno

O inverno começou quente no Rio de Janeiro, mas de acordo com a meteorologista Fabiana Weykamp, estamos em uma situação Climatológica neutra. “O ápice do frio é no solstício, quando a Terra se afasta do Sol. Ele não acontece necessariamente no início do inverno. Além disso, não estão ocorrendo La Niña e El Niño, o que nos garante maior estabilidade no tempo”.

 

No outono, algumas massas de ar polar passaram sobre o centro-sul do país e trouxeram  ondas de frio. Agora, um bloqueio atmosférico atua sobre o Sudeste e impede a passagem de frentes frias. Com isso, o sol aparece forte e as temperaturas têm rápida elevação.

 

Conforme previsto pela Climatempo, este será um inverno ligeiramente mais quente do que o normal, o que desmente notícias divulgadas na internet sobre esta ser a estação mais rigorosa em 100 anos.

 

Foto: Henrique - Rio das Ostras/RJ

 

Colaborou neste texto a estagiária Aline Oliveira.

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

8mm / 90%