Chuva enfraquece no RS neste fim de semana

29/06/2018 às 16:31
por Redação

Oferecimento
Outra frente fria já está prevista para o início da semana que vem

As áreas de instabilidade que provocaram chuva forte no Rio Grande do Sul nos últimos dias perdem força. Por isso, neste sábado (30) o sol volta a predominar sobre todo o estado e não há mais condições para chuva. Em Porto Alegre e nas áreas mais ao norte gaúcho, o dia começa com bastante nebulosidade e há condições para névoa, que logo se dissipa. Depois, o sol aparece e brilha forte.

 

No interior de Santa Catarina e no oeste do Paraná, ainda podem ocorrer pancadas de chuva com raios durante a madrugada e pela manhã. Ao longo do dia, o sol aparece e não chove. Na região da Grande Curitiba e no litoral do Paraná, uma mudança na circulação de ventos vai deixar o sábado mais instável, com chuva a qualquer hora do dia e alguns períodos de sol.

 

Domingo

No domingo (1), as áreas de instabilidade vão enfraquecer sobre o Sul do país e a chuva para sobre a maioria das áreas. No entanto, duas áreas de baixa pressão atmosférica vão se formar – uma entre o Paraguai e o norte da Argentina, e outra no Uruguai. Com isso, os ventos vão se intensificar sobre todo o estado do Rio Grande do Sul, e as rajadas podem ficar entre 40 e 60km/h.

 

Em todos os estados da Região Sul, o domingo será de bastante sol e tempo firme. Apenas há previsão de chuva à noite para o extremo sul gaúcho.

 

RS-Porto-Alegre-por-André-c.-22-2-18

Foto de André - Porto Alegre, RS

 

Nova frente fria se aproxima

As duas áreas de baixa pressão atmosférica, que atuam próximas do Sul do país, vão dar origem a uma nova frente fria nesta segunda-feira (1). A previsão é de que ela avance sobre o Rio Grande do Sul acompanhada por um grande ciclone extratropical. Com isso, todo o estado terá um dia de chuva frequente. Os maiores volumes de chuva são esperados para o sul gaúcho.

 

O alerta é para ventos fortes em todo o Rio Grande do Sul, com rajadas de vento que podem chegar a 80km/h. O mar começa a ficar agitado no litoral do estado.

 

Em Santa Catarina, também venta moderado por conta da aproximação da frente fria, mas só chove nas áreas serranas. No Paraná, o dia será de bastante sol e tempo firme.

 

 

Colaborou neste texto Amanda Sampaio.

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

19°
min

30°
max

0mm / 0%

Curitiba - PR

14°
min

25°
max

5mm / 90%