Mato Grosso lidera focos de queimadas no Brasil

30/06/2018 às 09:35
por Fabiana Weykamp

Oferecimento
Forte massa de ar seco predomina sobre a Região Centro-Oeste.

O Centro-Oeste do Brasil tem enfrentado dias ensolarados, com tardes quentes e índices críticos de umidade, como é comum nesta época do ano. Ao longo do outono a chuva torna-se cada vez mais irregular e o inverno marca o período de forte estiagem na Região.

 

O tempo extremamente seco favorece a proliferação de queimadas e, de acordo com os dados mais recentes do CPTEC/INPE,  Mato Grosso é o estado com maior número de focos de queimadas do Brasil, representando mais de 30% do total de queimadas do país. Os dados apontam 1518 focos registrados neste mês, o que supera junho do ano passado que teve um total de 1476 focos.

 

O mapa a seguir mostra a chuva acumulada do dia 01 ao dia 29 deste mês de junho de 2018. Pode-se observar que choveu muito pouco em Mato Grosso e que o pouco que aconteceu ficou restrito apenas a áreas do Pantanal, do oeste e do noroeste do estado.

 

acumuladomensal_br

 

O próximo mapa mostra o que a chuva ocorrida deste mês representa em relação ao que é normal para o período. Podemos notar que na maior parte de Mato Grosso, choveu ainda menos do que é normal para esta época.

 

anomaliamensal_br

 

Para os próximos 15 dias, não há indicação de chuva para Mato Grosso. O predomínio ainda será de tempo aberto, com temperatura amena durante as noites e calor à tarde. Os índices de umidade ficam abaixo de 30%.