1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Semana com alerta para ressaca do RS ao RN
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Semana com alerta para ressaca do RS ao RN

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

A primeira semana de julho de 2018 será marcada por predomínio de sol, ar seco, parado e quente no interior do continente, mas no mar, a situação vai ficar complicada. Uma forte agitação marítima se espalha pela costa leste do Brasil nos próximos dias e grandes ondas vão bater no litoral desde o Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte até o fim desta semana.

 

A grande e forte agitação marítima é gerada pela passagem de um grande e intenso ciclone extratropical pela costa da Argentina. Este sistema fica bastante ativo na costa argentina entre os dias 3 e 4 de julho e se afasta em alto-mar durante o dia 5 de julho.

O mapa da previsão da pressão atmosférica mostra a posição deste ciclone extratropical às 9 horas (Brasília) do dia 3/7/18.  


A letra B representa a área de baixa pressão atmosférica de um ciclone extratropical



Na costa do Sul e do Sudeste, do Rio Grande do Sul ao Rio De Janeiro, o pico da agitação no mar será os dias 5 e 6 de julho. Entre o Espírito Santo e o Rio Grande do Norte, o dias com mais mais agitado serão 6 e 7 de julho.



br_asig_shd

Previsão da agitação marítima na costa do Sul, do Sudeste e do leste do Nordeste

de 3 a 10 de julho de 2018

 

 

A agitação marítima esperada para esta primeira semana de julho certamente estará entre as mais intensas, amplas e prolongadas deste ano. Navegantes devem ficar muito atentos para o mar grosso e ventos fortes e aos avisos especiais emitidos pela Marinha do Brasil. Os banhistas devem evitar o banho de mar no decorrer desta semana.

 

Ressaca

É alto o risco de ressaca para a maioria das áreas litorâneas do Sul, do Sudeste e da costa leste do Nordeste. As ondas podem superar os 3 metros em algumas praias do Sul, de São Paulo e do Rio de Janeiro.

 

No litoral da Região Sul, o risco de ressaca é alto nos dias 4, 5 e 6 de julho. O mar fica menos agitado no dia 7 de julho, mas ainda estará perigoso.

No litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, os dias com alto risco de ressaca serão os dias 5 e de julho. A agitação diminui no dia 7 sábado, mas o mar ainda estará perigoso para banhistas e navegantes.

Na costa do Espírito Santo, entre os dias 6 e 7 de julho, as ondas podem alcançar picos de 2,5 a 3,0 metros,  mas só em mar aberto. As grandes ondas não chegam à praia porque a direção não será favorável.

Na costa leste do Nordeste, entre Sergipe e o Rio Grande do Norte, as ondas podem atingir picos de 3,0 metros no dia 7 de julho.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias