Oferecido por
O tráfego aéreo no Brasil pode ficar mais complicado nesta quinta-feira porque há risco de nevoeiro no início da manhã nos aeroportos de São Paulo e do Rio de Janeiro, os maiores e mais movimentados do país, e também em importantes aeroportos da Região Sul.
O nevoeiro é um fenômeno de previsão complexa porque pode ocorrer em qualquer época do ano, em qualquer lugar e em em qualquer horário do dia ou da noite, desde que a atmosfera esteja com condições apropriadas. Para complicar ainda mais o trabalho dos meteorologistas, podemos ter nevoeiro no continente e também sobre o mar!
Porém, a baixa temperatura e a umidade do ar muito elevada são dois dos principais fatores que geram a formação do nevoeiro. A inversão térmica próxima da superfície é outra situação meteorológica que pode gerar o nevoeiro.
Nesta quinta-feira, 5 de julho, a atmosfera fria e úmida e a inversão térmica devem ser as principais condições meteorológicas que podem gerar o nevoeiro no leste da Região Sudeste, no leste do Paraná e em Santa Catarina.
Além dos aeroportos, o nevoeiro também pode se formar em estradas restringindo a visibilidade e tornando as viagens perigosas. Fique atento!
Entenda o que é como o nevoeiro se forma
Nevoeiro no Sudeste
Na Região Sudeste, a restrição de visibilidade pode ocorrer tanto nos aeroportos internacionais Guarulhos e Tom Jobim, como no Santos Dumont e em Congonhas, que operam a ponte aérea Rio-São Paulo.
Além as duas capitais, o nevoeiro também poderá se formar em outras regiões do estado do Rio De Janeiro, como na região serrana, e no leste de São Paulo, atingindo o Vale do Paraíba, por onde passa rodovia Presidente Dutra, uma das mais importantes do país.
Em Minas Gerais, o nevoeiro poderá ser formar em áreas da Zona da Mata Mineira, do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha e também em vários locais do Sul de Minas.
No Espírito Santo, uma forte névoa ou até o nevoeiro podem se formar em áreas mais elevadas do centro-sul do estado.
Foto de Gabriel Garcia, Nova Esperança (PR)
Nevoeiro no Sul do Brasil
No Sul do Brasil, o risco de formação de nevoeiro é alto no leste do Paraná, podendo ocorrer também na região da Grande Curitiba, restringindo a visibilidade no aeroporto internacional Afonso Pena.
Áreas como Vale do Itajaí, a serra e os planaltos catarinenses também são regiões sujeitas a nevoeiro nesta quinta-feira. Mas desta vez, o fenômeno poderá ocorrer até na região de Florianópolis, o que não é muito comum.