Oferecido por
As capitais Natal (RN) e João Pessoa (PB) voltam a ser ameaçadas por chuva forte. Novas áreas de nuvens carregadas avançam do mar em direção ao litoral do Nordeste e tendem a se espalhar entre o Rio Grande do Norte e Pernambuco. Estas nuvens podem conter raios e podem provocar chuva moderada a forte no decorrer da quinta-feira, 12 de julho, especialmente no litoral leste do Rio Grande do Norte e no litoral da Paraíba.
A imagem da nebulosidade captada pelo satélite GOES 16 às 20h30 (Brasília) mostra as nuvens carregadas sobre o mar próximas do litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba.
Estas áreas de instabilidade devem persistir nesta quinta-feira provocando chuva frequente, por vezes moderada a forte, e que podem cair inclusive sobre Natal e João Pessoa. A situação é preocupante porque as duas capitais já tiveram muita chuva nos últimos dias e voltando a chover forte agora, o risco de transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra é maior.
Pela proximidade com estas áreas de instabilidade, não dá para descartar a chance de chuva moderada na região de Recife e de outros locais do litoral de Pernambuco.
A passagem de uma frente fria ao litoral da Bahia aumenta das condições para chuva até a sexta-feira, mas não há previsão de temporais.
A região do litoral do Ceará ao Maranhão, de Sergipe e de Alagoas não deve ter chuva nesta quinta-feira, mas as pancadas de chuva retornam a partir da sexta-feira.
Muita chuva em Natal e em João Pessoa
João Pessoa acumulou 106,2 mm, entre 9 horas do dia 10 e 9 horas de 11 de julho, pelo horário de Brasília, 35% da média de chuva para todo o mês de julho, que é de aproximadamente 302 mm. Foi o maior volume de chuva no Brasil neste período, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET, e a maior quantidade de chuva em 24 horas na capital da Paraíba este ano. Em 11 dias, João Pessoa acumulou aproximadamente 129,0 mm de chuva, que representam 43% da média para julho.
Também entre 9 horas do dia 10 e 9 horas de 11 de julho (Brasília), Natal recebeu 64,0 mm de chuva. Mas em 48 horas, entre os dias 9 e 11, foram acumulados cerca de 100 mm e entre os dias 6 e 7 já havia chovido 83 mm! Em 11 dias, a capital do Rio Grande do Norte registrou 217 mm de chuva, 90% da média normal para julho que fica em torno dos 240 mm.
Foto de Abner Flavio, Natal (RN)