Qualidade do ar só piora em São Paulo

14/07/2018 às 13:28
por César Soares

Atualizado 15/07/2018 às 15:21

Oferecimento
O ar seco predomina ao longo dos próximos dias

A previsão do tempo para São Paulo é de tempo firme com muito sol e baixa umidade do ar. Durante o período de inverno, é comum ouvirmos essa frase, afinal a persistência de massas de ar seco é comum nesta época do ano, e as frentes frias têm dificuldade em avançar sobre o Sudeste do Brasil.

 

Essa situação acaba por trazer mais um agravante para a saúde das pessoas, a qualidade do ar piora muito na persistência do tempo firme. Principalmente sobre os grandes centros urbanos, onde muitos poluentes são lançados diariamente na atmosfera.

 

Na cidade de São Paulo, há um monitoramento horário da qualidade do ar que é fornecido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), no qual é possível verificar como anda o ar que respiramos em diversos bairros da região metropolitana.

 

 

Os pontos em laranja mostram as estações de medição que estão com qualidade do ar ruim às 13h, já os amarelos indicam qualidade do ar moderada. Somente 3 pontos, em verde, estiveram com qualidade do ar boa para respirar.

 

O maior ponto negativo da qualidade do ar ruim ou moderada para a respiração fica por conta da saúde das pessoas, que fica prejudicada em situações como a deste sábado (14).

 

 

Previsão para os próximos dias não anima

Para quem precisa ou espera uma melhoria na qualidade do ar ao longo dos próximos dias, a previsão infelizmente não ajuda. O ar seco ainda persiste sobre a região mantendo os poluentes concentrados próximos à superfície. Vento e chuva são fatores que auxiliam na "limpeza" dos poluentes atmosféricos,  o que melhora a qualidade do ar.

Somente no fim do mês de julho, há a possibilidade do rompimento do bloqueio atmosférico que deve favorecer a melhoria do ar que respiramos na cidade de São Paulo.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

26°
max

0mm / 0%