1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Brasília vai completar três meses sem chuva
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Brasília vai completar três meses sem chuva

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Halysson Almeida. Brasília/DF.

3 min de leitura

Oferecido por

Brasília está completando 78 dias praticamente sem nenhuma gota de chuva. Desde o início do mês de maio, a capital federal só registrou chuva uma vez, entre o dias 19 e 20 acumulando na ocasião 10,9 mm, pelo Instituto Nacional de Meteorologia. 

 

Com exceção deste evento, serão três meses consecutivos de estiagem na região. Em junho não houve registro de chuva e julho segue o mesmo caminho, sem expectativa de chuva até o final do mês. 

 

Com o tempo seco prolongado os problemas de saúde se agravam e o risco de fogo nas matas também aumenta. Neste mês, foram registrados 14 focos de fogo contra 8 no mesmo período do ano passado, segundo dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE). O risco de queimadas permanece alto em todo o Distrito Federal. 

 

Foto: Halysson Almeida. Brasília/DF.
 

Como estão os reservatórios? 

Segundo a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), o Descoberto opera com 86,8% do volume útil nesta terça-feira (17). Já o Santa Maria está com 59% do volume útil

 

"Com a estiagem prolongada, os principais reservatórios que abastecem o Distrito Federal 

já estariam em uma situação muito crítica, mas a chuva que caiu durante o verão e o começo do outono, conseguiu segurar essa queda", explica a meteorologista Josélia Pegorim. 

 

A chuva que caiu sobre Brasília nos meses de fevereiro, março e abril, foi essencial para a recuperação dos sistemas, que entraram o verão de 2017/2018 com o nível baixo. Em 23 de novembro de 2017, o Descoberto chegou a 5,5% do volume útil.  

 

Em fevereiro de 2018, choveu cerca de 272 mm, o correspondente a 49% acima da normalidade, pelas medições do INMET. Na sequência, em março, o acumulado de chuva atingiu 241 mm, ou 14% acima da média e abril também foi um mês favorável, com volume total de 219 mm, o equivalente a 64% acima da normalidade. 

 

"Estamos no período normal de estiagem na região e é comum não chover em junho e julho. As médias de chuva são muito baixas neste período", completa Pegorim. As pancadas de chuva só começam a retornar em geral na segunda quinzena de setembro, com a proximidade da primavera e só em outubro ficam regulares. 

 

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias