Chuva para SP na virada de julho para agosto

27/07/2018 às 19:17
por Josélia Pegorim

Atualizado 27/07/2018 às 19:21

Oferecimento
Duas frentes frias passam sobre o estado e podem provocar chuva por vários dias.

Não é apenas a região da cidade de São Paulo que vem sofrendo com a falta de chuva nos últimos quatro meses. A secura é observada também pelo interior do estado. A chuva das frentes frias tem caído só mesmo pelo litoral. Por isso, é grande a expectativa pela chuva que duas frentes frias previstas para os últimos dias de julho e o começo de agosto poderão trazer para o estado de  São Paulo.

A primeira frente fria começa a provocar chuva no estado na tarde ou noite do domingo, 29 de julho. A chuva da segunda frente fria, que deve chegar com mais força, se espalha pelo estado entre 3 e 4 de agosto.



Sábado seco

Não tem previsão de chuva para o sábado, 28 de julho, para nenhuma região do estado de São Paulo. O sol aparece forte e algumas nuvens altas podem se espalhar pelo estado, mas este tipo de nebulosidade não provoca chuva.

O último sábado de julho será quente e seco e em todo o estado de São Paulo. Os níveis de umidade no ar devem ficar entre 20% e 30% nas horas mais quentes da tarde, inclusive na cidade de São Paulo.

 

 

Foto de Marcos Rizzato, Brotas (SP)

 

Frente fria chega no domingo

No domingo, 29 de julho, alguns locais no sul de São Paulo já podem ter pancadas de chuva à tarde. Há possibilidade de alguma chuva à noite na região da Grande São Paulo e na Baixada Santista.

O domingo também será quente em todo o estado de São Paulo, calor beirando os 30°C na capital paulista.

 

A chuva que cair no dia 30 de julho na cidade de São Paulo vai livrar julho de 2018 de terminar zerado de chuva, como ocorreu em 2008.

Em 27 de julho, a capital paulista completou 43 dias consecutivos sem nenhuma chuva registrada no pluviômetro do Mirante de Santana, onde a fica a estação meteorológica de referência de São Paulo do Instituto Nacional de Meteorologia. Se considerarmos o número de dias sem chuva acima de 1 mm, temos 44 dias consecutivos, pois no dia 14 de junho choveu 0,2 mm no Mirante.

 

Esta frente fria poderá provocar chuva em todas as regiões do estado de São Paulo e a chuva pode até cair com moderada a forte intensidade em alguns locais, até mesmo na região da cidade de São Paulo.

 

Agosto começa com chuva

A chance de chover nos dias 30 e 31 de julho já é alta,mas as condições para chuva são ainda maiores na passagem da frente fria entre os dias 3 e 4 de agosto. Esta frente fria tem potencial para provocar chuva mais volumosa e generalizada sobre São Paulo. Há risco de chuva forte para todas as áreas do estado.

As condições favoráveis para chuva no final de julho e no começo de agosto não indicam o fim do padrão seco. É apenas um pouco de chuva dentro do período normal de estiagem. a Ainda teremos muitos dias secos, sem chuva, até a chuva da primavera realmente ficar regular

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%