Fim de semana é com risco chuva e vento fortes no Sul do BR

27/07/2018 às 15:48
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Porto Alegre é das poucas capitais brasileiras que vai terminar julho com chuva acima da média. Depois da chuva, ar polar traz geada.

O último fim de semana de julho de 2018 é com risco de chuva é com alerta para os estados do Sul do Brasil. A passagem de uma frente fria e a formação de um ciclone extratropical podem provocar chuva forte e vento forte em áreas dos três estados. Depois da chuva, a Região Sul volta a experimentar uma acentuada queda da temperatura e há risco de geada.

 

Chuva e vento forte

No sábado, 28 de julho, fortes rajadas de vento podem ocorrer nos três estados do Sul, mesmo sem estar chovendo. As rajadas mais intensas podem alcançar velocidades entre 70 km/h e 90 km/h. Pode chover no sábado em todas as regiões do Rio Grande do Sul, no centro-oeste e sul de Santa Catarina e no oeste e sul do Paraná. A chance de chuva em Florianópolis e Curitiba no sábado é baixa, mas Porto Alegre volta a ficar chuvosa no decorrer da tarde.

 

 

Foto de Alisson Lins, Videira (SC)

 

 

Chuva acima da média em Porto Alegre

O tempo úmido e frio tem predominado em julho de 2018 em Porto Alegre. A chuva deu pouca trégua e capital gaúcha é das poucas capitais brasileiras que vão terminar julho de 2018 com chuva acima da média. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 184,2 mm em 27 dias e a média normal de chuva para julho é de aproximadamente 141 mm. Já choveu 30% acima da média.

Em julho de 2017 choveu 18,7 mm, em 2016 choveu 150,7 mm e em 2015, 309,2 mm. 

 

Frente fria no PR no domingo

O Paraná, como a maioria das áreas da Região Sul do Brasil, tem sofrido com a falta de chuva desde abril. Faltou chuva e frio no primeiro mês do inverno de 2018. Neste domingo, 29, a passagem da nova frente fria deve provocar chuva em praticamente todo o estado, inclusive em Curitiba.  

 

Frio depois da chuva

O sábado será quente e abafado na maior parte do Sul do Brasil, mas a temperatura começa a baixar no domingo, quando o ar frio de uma nova massa de ar de origem polar começa a se espalhar sobre a Região.

A segunda e a terça-feira, 30 e 31 de julho, serão dias frios no Sul do Brasil e tem previsão de geada até o dia 1 de agosto . Confira a previsão para os próximos dias.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

15°
min

25°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

14°
min

25°
max

0mm / 0%