Chuva cai forte em Mato Grosso do Sul

03/08/2018 às 12:40
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Primeiro fim de semana de agosto será com tempo instável em MS. Algumas áreas de GO e de MT também poderão ter chuva.

A chuva voltou a cair forte sobre áreas de Mato Grosso do Sul, após um julho muito seco. A passagem de uma frente fria no começo da semana causou uma grande mudança na circulação dos ventos, em diversos níveis da atmosfera, permitindo novamente a formação de áreas de instabilidade.

 

Na manhã da sexta-feira, 3 de agosto, as nuvens carregadas já haviam se espalhado sobre o sul de Mato Grosso do Sul, em parte do oeste e do leste do estado. A mudança no tempo podia ser percebida também em Campo Grande, que estava com muitas nuvens.

 

 

 

Entre 9 horas do dia 2 e 9 horas de 3 de agosto (hora local), o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 62,8 mm de chuva na região de Itaquiraí, 50,0 mm em Sete Quedas, 29,2 mm em Juti e 14,2 mm em Ponta Porã. A quantidade de chuva em Itaquiraí e em Sete Quedas foi quase a média de chuva normal para todo o mês de agosto, que é de aproximadamente 64 mm para Itaquiraí e de 68 mm para Sete quedas.

 

Tempo mais instável no fim de semana

As áreas de instabilidade aumentam sobre o Mato Grosso do Sul no fim de semana e a previsão é de que chova em todas as regiões do estado. Há risco de chuva forte e volumosa para áreas do centro, oeste e sul do estado, inclusive em Campo Grande. O fica um pouco abafado e muito úmido no fim de semana.

 

 

Foto: Márcio Romanini - Bataguassu - MS

 

Chuva em parte de MT e de GO

Além de Mato Grosso do Sul, as áreas de instabilidade no fim de semana se espalham também sobre parte de Goiás e de Mato Grosso. O tempo seco e quente ainda vai predominar nestes estados no fim de semana, mas pode chover sobre o sul de Goiás e sobre as porções oeste e sul de Mato Grosso. Assim, estas regiões poderão ser beneficiadas com um pouco de chuva aliviando momentaneamente a secura e o calorão comuns desta época.

Apesar do grande aumento da nebulosidade, a chance de chover na região de Cuiabá é baixa. A chuva é mais provável no domingo em regiões como Cáceres, Pontes e Lacerda e Sapezal.

Não há nenhuma expectativa de chuva para a região de Goiânia e de Brasília, apesar do aumento da nebulosidade que vem sendo observado nos últimos dia.

 

Média de chuva de agosto pode ser superada em MS

As áreas de instabilidade sobre o Mato Grosso do Sul persistem até a segunda-feira e até lá, as pancadas de chuva serão frequentes no estado. Como a média chuva para a agosto no estado é baixa (em geral não passa de 50 mm), várias regiões de Mato Grosso do Sul poderão receber quase toda a chuva para o mês apenas nos primeiros seis dias do mês. A média de chuva poderá até ser superada em alguns locais do sul do estado.

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

22°
min

35°
max

0mm / 0%

Campo Grande - MS

21°
min

32°
max

0mm / 0%