Oferecido por
O calor continua forte no Nordeste. Uma forte massa de ar seco que predomina na Região e funciona como um bloqueio atmosférico impede a formação de nuvens de chuva. Consequentemente, com o ar aquecido a temperatura tem subido rapidamente em diversas cidades, principalmente do interior.
Novamente, o município de Gilbués no Piauí registrou temperatura acima de 40°C. Às 14h00 deste último domingo (05), horário de Brasília, os termômetros chegaram a 42,2°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologista (INMET).
Maior número de queimadas
Por conta das altas temperaturas e da baixa umidade, as vegetações ressecadas contribuem para que focos de incêndio se espalhem com maior facilidade. Nas últimas 48 horas, o Piauí é o primeiro colocado com o maior número de queimadas, contabilizou 170 registros de focos de fogo. Em quinto lugar, o Maranhão, com 106, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Tempo muito seco
Nesta terça-feira (07), o tempo não muda muito no Nordeste. É a massa de ar seco que continua influenciando boa parte da Região. Todos os estados terão um dia de sol e calor. Pelo interior, a tendência é de uma terça-feira bastante seca, o que é normal para esta época do ano. O centro-sul do Maranhão, oeste da Bahia, Piauí, agreste e sertão podem registrar umidade relativa do ar entre 20% e 30%, nas horas mais quentes do dia.
Pouca chuva
Os ventos úmidos que sopram do mar ajudam a levar umidade para a costa entre o litoral do Rio Grande do Norte e Sergipe. Em Aracaju, Maceió e Recife a chuva é passageira. Em Natal e João Pessoa, essas pancadas aumentam a tarde. Em São Luís, as pancadas de chuva ocorrem principalmente à tarde e a noite acompanhadas de raios.
Foto: Beto Freitas - Maceió/AL
Colaborou neste texto a estagiária Aline Oliveira e a jornalista Angela Ruiz.