A estiagem na Europa vista do espaço

09/08/2018 às 13:06
por Redação

Atualizado 09/08/2018 às 13:36

Oferecimento
Astronauta alemão divulga imagens que mostram efeitos da atual onda de calor e estiagem sobre o continente europeu.

O famoso astronauta alemão Alexander Gerst, que se encontra em missão na Estação Espacial Internacional (ISS), manifestou espanto diante da dimensão da atual estiagem em seu país Natal e na Europa, fortemente castigada por uma prolongada onda de calor que assola o Hemisfério Norte.

 

No Twitter, o astronauta divulgou fotos da Alemanha e da Europa Central registradas a partir do espaço nesta segunda-feira (06/08). Os posts viralizaram rapidamente.

 

"Visão chocante. Tudo o que deveria estar verde está seco e marrom", escreveu junto com as primeiras imagens que divulgou do continente.

 

A foto da esquerda mostra a região da Renânia, no oeste da Alemanha, incluindo as cidades de Düsseldorf, Colônia e Bonn.

 

"Condições climáticas dramáticas hoje em Portugal. Parece uma mistura de poeira, areia e fumaça", disse em outro tuíte.

 

Imagem de Portugal vista do espaço: "Uma mistura de poeira, areia e fumaça", descreve astronauta/ picture-alliance/dpa/ESA/A. Gerst

 

Em seguida, o astronauta divulgou, para efeito de comparação, algumas imagens da Europa capturadas em 2014, quando participou de uma missão na ISS pela primeira vez. "Diferença enorme, visível a olho nu a partir do espaço", comentou.

 

A atual onda de calor foi sentida de norte a sul do continente europeu. Em Portugal, temperaturas recordes foram registradas, chegando a 46,8 °C na cidade de Alvega. A Suécia teve seu verão mais quente em 260 anos.

 

Na Alemanha, o calor, com vários dias de temperaturas acima dos 35 °C, fez o nível de rios como o Reno baixar drasticamente, forçando embarcações de transporte a navegar com carga reduzida.

 

A estiagem também fez com que agricultores alemães solicitassem ajuda do governo para compensar as safras perdidas. Segundo o presidente da Associação de Agricultores Alemães (DBV), bilhões de euros devem ser necessários para compensar perda de até 70% das safras em algumas áreas.

 

Gerst, que tem 1,19 milhão de seguidores do Twitter, já se manifestou diversas vezes sobre problemas ambientais. Em entrevista coletiva neste ano, ele comentou o que notou quando viu a Amazônia do espaço: "Há gramado em vez do verde escuro da floresta."

 

O astronauta partiu rumo à ISS pela segunda vez em junho, na missão Horizons. No espaço, ele vem trabalhando em 50 experimentos europeus, incluindo alguns que estudam como os músculos e o cérebro reagem à vida fora da Terra. Durante dois meses da missão, que deve ser encerrada em dezembro, Gerst será o primeiro alemão a assumir o comando da estação internacional.

 

LPF/dpa/ots

_______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp

| App | Instagram | Newsletter

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

25°
min

31°
max

15mm / 90%