Novo recorde de calor em Cuiabá e chuva rara em MT

14/08/2018 às 18:56
por Josélia Pegorim

Atualizado 14/08/2018 às 22:59

Oferecimento
Estado tem aumento de umidade nos próximos dias e condições para chuva.

Recorde de calor em Cuiabá

A tarde de 14 de agosto foi a mais quente deste ano em Cuiabá. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 39,0°C de temperatura máxima às 21 horas (Brasília). A máxima lida das 15 horas (Brasília) foi de 38,4°C. O recorde de calor foi batido pelo segundo dia consecutivo, pois no dia 13 de agosto a temperatura chegou aos 38,6°C.

 

Chuva rara no oeste de Mato Grosso

Nuvens bastante carregadas cresceram em diversos locais da faixa oeste de Mato Grosso. Várias pancadas de chuva com raios foram observadas na tarde de 14 de agosto. Uma mudança na circulação dos ventos sobre o interior do Brasil levou o ar úmido da região equatorial do Brasil para o oeste de Mato Grosso, Rondônia e Acre. Já estava fazendo muito calor nestas áreas e com o aumento de umidade, as nuvens de chuva puderam se formar.

 

Na imagem captada pelo satélite GOES 16, as nuvens carregadas aparecem como manchas coloridas concentradas na parte oeste de Mato Grosso. A região em tom preto, no leste do estado, perto de Goiás, estava muito seca na hora da foto, às 17h15 Z (14h15 em Brasília).  Em Alto Taquari e em Santo Antonio do Leste, a umidade relativa do ar chegou aos 10% no dia 14 de agosto, em Guiratinga a 11%. Em Cuiabá, a umidade baixou para 13%.

 

 

A região de Juína, na divisa com Rondônia, teve um temporal raro nesta época do ano. Choveu 49,2 mm em apenas 1 hora, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, com rajadas de vento de 74 km/h. É chuva demais para agosto! A média de precipitação em Juína neste mês é de apenas 19,0 mm. Em 1 hora choveu mais do que o dobro da média de chuva para todo o mês de agosto.

 

Até o fim da semana, a região de Juína e várias outras áreas de Mato Grosso poderão ser beneficiadas com um pouco de chuva. O estado de Mato Grosso tem aumento de umidade nos próximos dias. Veja como fica o tempo no Centro-Oeste

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

21°
min

32°
max

0mm / 0%

Brasília - DF

19°
min

28°
max

5mm / 90%