Chuva ganha força em Rondônia e no Acre

20/08/2018 às 11:27
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Depois do aumento da instabilidade, estados terão friagem com entrada de ventos frios.

O deslocamento de uma frente fria pelo Sul do Brasil ajudou a mudar a circulação dos ventos sobre parte da Região Norte, especialmente nos estados de Rondônia e do Acre. O aumento das áreas de instabilidade é observado desde ontem (19), o que provocou chuva nas capitais Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC). 

 

Porto Velho tem o maior volume de chuva do BR em 24h

Porto Velho registrou chuva muito intensa na madrugada desta segunda-feira (20), com acumulado de 53,4 mm em apenas uma hora, pela estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia. Entre às 9 horas do domingo (19) e às 9 horas desta segunda, o volume de chuva ficou em 58,2 mm, sendo o maior do Brasil no período. 

 

Rio Branco também registrou boa chuva, embora o volume tenha sido menor, com acumulado de 26 mm no mesmo intervalo, de acordo com os dados do INMET. 

 

A segunda-feira vai continuar com muita instabilidade sobre Rondônia e o Acre e ainda há previsão de várias pancadas de chuva, com risco de novos temporais. Porto Velho e Rio Branco continuam com o tempo carregado. 

 

satélite_NO_20.08

  Imagem de satélite mostra muitas nuvens carregadas sobre Rondônia e o Acre.  

 

Já o sul de Rondônia, começa a sentir os ventos frios da massa polar que atua no Sul do Brasil. O contraste da entrada do ar frio com o ar quente que estava sobre a região, já mudou o tempo e forma muitas nuvens baixas, deixando o céu nublado com a tendência de queda nas temperaturas no decorrer do dia. Nesta segunda, a temperatura em Vilhena não deve passar dos 26°C. 

 

Foto: Marcelo Weber. Rio Branco/AC.

 

Terça-feira será com friagem 

O ar polar tende a se espalhar sobre Rondônia e o Acre baixando mais as temperaturas nesta terça-feira (21). Essa queda nas temperaturas na Região Norte, é conhecida como friagem e desta vez, deve ser leve nos estados. O frio será sentido principalmente ao amanhecer desta terça em ambos estados. Durante à tarde, a previsão é aberturas de sol e com isso, as temperaturas já terão uma elevação. Esta é a quarta friagem observada neste mês de agosto. 

 

Acompanhe as temperaturas para os próximos dias em Porto Velho e Rio Branco.  

 

O norte de Rondônia ainda pode começar a terça-feira com chuva, mas depois o tempo volta a firmar. Todo o estado fica cheio de nebulosidade. Já no Acre, a previsão é de chuva apenas para o oeste, na região do município de Cruzeiro do Sul. 

 

 

Veja no Agroclima: Chuva beneficia desenvolvimento das lavouras de inverno 

 

  

CIDADES RELACIONADAS

Porto Velho - RO

24°
min

31°
max

15mm / 80%

Rio Branco - AC

24°
min

32°
max

15mm / 90%