Agosto termina mais quente e seco no Brasil

27/08/2018 às 18:42
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Nível de umidade do ar fica entre 10% e 20% em muitas áreas do interior do país

O Brasil fica mais quente e mais seco nos últimos dias de agosto. O ar polar intenso se afasta do país e com o predomínio do sol na maior parte do dia, o ar esquenta rapidamente. Agosto começou úmido e frio, mas termina quente e seco na maior parte do país.

 

O final do mês será marcado por muito sol e grande amplitude térmica, com o amanhecer frio nos estados do Sul, do Sudeste e também em muitas áreas do Centro-Oeste, mas tardes quentes e secas.

 

A combinação da recente passagem do ar polar sobre o centro-sul do Brasil e a elevação da temperatura esperada vão fazer com que ar fique muito seco nos próximos dias.

Na tarde de 27 de agosto, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 11% em São Joaquim (RS) e em Planalto (PR), 13% em São Gonçalo (PB), 14% em Oieras (PI), Colinas (MA), Pedro Afonso (TO) e Porto Murtinho (MS). Estes são só alguns exemplos da secura do ar no início da última semana de agosto.

 

Na animação capturada do site windyty.com, é possível ver a projeção feita pelo modelo atmosférico europeu para o nível de umidade do ar às 18 horas. A mancha alaranjada indica os níveis de umidade abaixo de 30%.

 

Webp.net-gifmaker (1)

 

 

Até o fim da semana, níveis de umidade entre 10% e 20% voltam a ser observados em várias áreas do interior de São Paulo, de Minas Gerais nos estados do Centro-Oeste, no interior do Nordeste e também sobre o Tocantins e até em locais da Região Sul.  

 

Pouca chuva

De forma geral, até o fim da semana, a chuva se concentra na costa leste do Nordeste e no extremo norte do país. Mas a partir da tarde de quarta-feira , 29 de agosto, a aproximação de outra frente fria traz chuva para o Rio Grande do Sul. Na quinta e na sexta-feira, esta frente fria pode provocar chuva forte no Sul e nos primeiros dias de setembro, no próximo fim de semana vai provocar pancadas de chuva no Sudeste e Centro-Oeste.

 

SP_Taubaté_EliezerCavalcante_14092017_céu_azul

Foto de Eliezer Cavalcante - Taubaté, SP

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

30°
max

0mm / 0%