Mais calor e menos umidade para o Sudeste

29/08/2018 às 17:50
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Temperaturas acima dos 30°C e umidade relativa em torno dos 30% devem ser observados em grande parte da Região.

O ar fica mais seco e quente sobre a Região Sudeste nesta quinta-feira. Temperaturas acima dos 30°C e nível de umidade no ar em torno dos 30%, e até abaixo deste valor, devem ser observados em grande parte da Região. Ainda tem previsão de chuva fraca e passageira para o litoral norte do Rio De Janeiro e do Espírito Santo, e também de períodos com muitas nuvens no Vale do Rio Doce e no Vale do Jequitinhonha. Mesmo assim, o sol aparece nestas regiões e os níveis de umidade também tendem a baixar em relação aos últimos dias.

 

Menos de 20% de umidade em SP

O estado mais seco do Sudeste nesta quinta-feira, 30 de agosto, será São Paulo. O nível de umidade no ar fica abaixo dos 20% em várias áreas do norte e do oeste do estado. O calor chega aos 35°C no oeste do estado, mas a temperatura se aproxima dos 30°C na Grande São Paulo.

O calor aumenta e a umidade diminui na sexta-feira, mas tem mudança no tempo no fim de semana.

 

RJ mais quente

O ar esquenta e seca também no estado do Rio de Janeiro. Na cidade do Rio, a temperatura passa dos 30°C e o nível de umidade no ar já deve baixar para valores em torno dos 40%. A região mais seca no estado nesta quinta-feira deve ser Médio Paraíba, no sul fluminense, onde o nível de umidade no ar deve ficar na casa dos 30% na tarde desta quinta-feira.

Todo o estado do Rio de Janeiro fica mais quente e seco na sexta-feira e no sábado, 1 de setembro. O fim de semana começa ensolarado, mas o tempo muda no domingo.

 

 

Foto de Nelson Pacheco, Monte Verde (MG)

 

Ar seca em MG

Níveis de umidade no ar entre 20% e 30% foram observados em muitas áreas do oeste e norte de Minas Gerais na tarde da quarta-feira, 29. Até às 16 horas, o valor mais baixo em medição automática, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia foi de 20% em Campina Verde. Mas para esta quinta-feira, a previsão é que a umidade relativa comece a ficar  abaixo dos 20% em alguns locais do oeste e norte mineiro. O Triângulo Mineiro é o maior candidato a entrar nesta situação. No Sul de Minas, a umidade fica entre 20% e 30% e em Belo Horizonte cai para valores um pouco abaixo dos 40%.

A tendência é que a sexta-feira e o sábado, 1 de setembro, sejam dias mais secos e quentes em todo o estado de Minas Gerais.

 

Umidade começa a diminuir no ES

A infiltração de umidade começa a diminuir sobre o Espírito Santo nesta quinta-feira. Todo o estado já poderá contar com períodos com sol na maior parte do dia, mas o céu ainda fica com muitas nuvens. Tem previsão de chuva passageira no litoral, inclusive em Vitória, mas principalmente pela manhã.

O nível de umidade no ar começa a baixar, mas ainda não deve alcançar valores críticos. Na tarde desta quinta-feira, os menores índices de umidade no ar devem ficar próximos de 40%, no sul capixaba.

O tempo fica mais seco e quente na sexta-feira e o fim de semana será com predomínio de sol.

 

Setembro começa com frente fria

O mês de setembro de 2018 vai começar com uma frente fria na Região Sudeste. No sábado, as pancadas de chuva associadas a esta frente fria começam a ocorrer no estado de São Paulo. Mas no domingo, o sistema já deve provocar um pouco de chuva nos demais estados, com menor chance para o Espírito Santo e para o norte e leste de Minas Gerais. Veja a previsão para toda a Região Sudeste.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

30°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

30°
max

3mm / 60%