Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Muito calor no Nordeste

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    Foto: Karla - São Luís - MA

    3 min de leitura

    Oferecido por

    A massa de ar seco que atua no Nordeste inibe a formação de nuvens de chuva. A temperatura subiu muito nos últimos dias e várias cidades do interior já registraram ontem (29), temperatura acima de 37°C. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o termômetro marcou 37,6°C em Piripiri, no Piauí e em Bacabal, no Maranhão o termômetro marcou 38°C, segundo o Inmet.

     

    No decorrer desta quinta-feira (30), todo o interior do Nordeste fica sob o domínio desta grande massa de ar seco e pode registrar novamente temperaturas altas. Pelo litoral, chove rápido de forma isolada.

     

    Amanhã, o tempo muito seco ainda predomina sobre quase todo o Nordeste. Praticamente todo o interior nordestino vai permanecer muito quente pelo menos até o domingo (02/09). Até lá, há chance de alguma chuva fraca apenas no litoral da Região.

     

    Umidade baixa

    Com o calor e o aquecimento do ar a umidade relativa do ar fica baixa em alguma localidades do Nordeste. Nesta sexta-feira, o alerta é para índices entre 20% e 30% no oeste da Bahia, centro-sul do Piauí e do Maranhão.    

     

    Comum nesta época do ano, vamos observar nesta sexta-feira uma grande grande amplitude térmica em Carolina, no Maranhão e em localidades do oeste da Bahia. 

     

    O que é amplitude térmica?

     

    De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, a amplitude térmica é a diferença entre a menor e maior temperatura de um dia. Durante os períodos da noite e da madrugada a temperatura despenca, com todo o calor acumulado durante o dia sendo perdido para o espaço. Com o sol aparecendo desde cedo e a ausência de umidade para formar nuvens, a temperatura sobe muito rapidamente.

     

    De forma geral, em um dia com amplitude térmica normal, comum, a diferença entre a temperatura mínima e a máxima do dia varia de 10°C a 12°C. Quando a diferença entre a temperatura mínima e a máxima é igual ou maior aos 15°C podemos dizer que a amplitude térmica é grande. Dias com grande ou pequena amplitude térmica podem ocorrer em qualquer época do ano e em qualquer lugar, finaliza Pegorim.

     

    Foto: Karla - São Luís - MA

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias