Muito calor no Nordeste

30/08/2018 às 12:00
por Angela Ruiz

Atualizado 30/08/2018 às 15:17

Oferecimento
Temperaturas estão próximas de 40°C

A massa de ar seco que atua no Nordeste inibe a formação de nuvens de chuva. A temperatura subiu muito nos últimos dias e várias cidades do interior já registraram ontem (29), temperatura acima de 37°C. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o termômetro marcou 37,6°C em Piripiri, no Piauí e em Bacabal, no Maranhão o termômetro marcou 38°C, segundo o Inmet.

 

No decorrer desta quinta-feira (30), todo o interior do Nordeste fica sob o domínio desta grande massa de ar seco e pode registrar novamente temperaturas altas. Pelo litoral, chove rápido de forma isolada.

 

Amanhã, o tempo muito seco ainda predomina sobre quase todo o Nordeste. Praticamente todo o interior nordestino vai permanecer muito quente pelo menos até o domingo (02/09). Até lá, há chance de alguma chuva fraca apenas no litoral da Região.

 

Umidade baixa

Com o calor e o aquecimento do ar a umidade relativa do ar fica baixa em alguma localidades do Nordeste. Nesta sexta-feira, o alerta é para índices entre 20% e 30% no oeste da Bahia, centro-sul do Piauí e do Maranhão.    

 

Comum nesta época do ano, vamos observar nesta sexta-feira uma grande grande amplitude térmica em Carolina, no Maranhão e em localidades do oeste da Bahia. 

 

O que é amplitude térmica?

 

De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, a amplitude térmica é a diferença entre a menor e maior temperatura de um dia. Durante os períodos da noite e da madrugada a temperatura despenca, com todo o calor acumulado durante o dia sendo perdido para o espaço. Com o sol aparecendo desde cedo e a ausência de umidade para formar nuvens, a temperatura sobe muito rapidamente.

 

De forma geral, em um dia com amplitude térmica normal, comum, a diferença entre a temperatura mínima e a máxima do dia varia de 10°C a 12°C. Quando a diferença entre a temperatura mínima e a máxima é igual ou maior aos 15°C podemos dizer que a amplitude térmica é grande. Dias com grande ou pequena amplitude térmica podem ocorrer em qualquer época do ano e em qualquer lugar, finaliza Pegorim.

 

Foto: Karla - São Luís - MA