Fim de semana será quente nas praias de SP

30/08/2018 às 16:18
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Por que o nevoeiro se formou no litoral de SP? Saiba a tendência para o feriado de 7 de setembro.

Cinco frente frias passaram pelo litoral de São Paulo em agosto, até o dia 30, e a virada do tempo ocorreu justamente durante os fins de semana em quase todas. Também teremos uma frente fria no estado de São Paulo para iniciar setembro, mas o efeito da queda da temperatura e grande nebulosidade será sentido a partir da segunda-feira,  3 de setembro.

O primeiro fim de semana de setembro será com calor e muito sol. Para o sábado, tem previsão de pancadas de chuva a partir da tarde só no litoral sul, entre Peruíbe e Iguape.

 

Domingo instável

No domingo, as áreas de instabilidade de outra frente fria aumentam a nebulosidade no decorrer do dia no litoral de São Paulo e as condições para pancadas de chuva serão maiores. A região entre Iguape e Peruíbe pode ter chuva já pela manhã. Na Baixada Santista, região de Boiçucanga e algumas praias de São Sebastião podem ter pancadas de chuva a partir da tarde. Entre Caraguatatuba e Ubatuba a chance de chuva é baixa. Pode ventar forte e há risco de raios.

 

Na segunda-feira, o tempo fecha de vez em todo o litoral paulista e as praias ficam nubladas, com chuva durante várias horas e temperatura baixa.

 

 

Foto de Juliana Wu, Bertioga (SP)

 

Por que o nevoeiro se formou no litoral de SP?

Um forte nevoeiro se formou no começo da manhã desta quinta-feira, 30 de agosto entre a  região da Baixada Santista, no litoral de São Paulo e a divisa do litoral do Paraná com Santa Catarina. A visibilidade no começo da manhã ficou muito reduzida e prejudicou a operação das balsas que ligam Santos ao Guarujá.

 

A base aérea do Guarujá estava com apenas 200 metros de visibilidade às 6 horas da manhã. A visibilidade aumentou para 500 metros às 9 horas, indicando que o nevoeiro estava enfraquecendo. Às 10 horas, o nevoeiro já havia se dissipado e a visibilidade era total.

 

Nevoeiro marítimo

O nevoeiro que se formou no litoral entre São Paulo e o Paraná foi do tipo marítimo.  O nevoeiro é um fenômeno de difícil previsibilidade porque pode se formar e se dissipar a qualquer hora, em qualquer época do ano e em qualquer lugar. O fenômeno é frequentemente associado ao frio, mas ocorre também em lugares e em dias quentes.

 

Saiba mais sobre outros tipos de nevoeiro

 

Na animação de imagens captadas pelo satélite GOES 16 entre 6h45min e 11 horas de 30/8/18, o nevoeiro é visto como manchas cinzas entre a Baixada Santista e o litoral norte de Santa Catarina que se dissipam gradualmente. O aquecimento natural do ar e aumento da intensidade do vento dissipam o nevoeiro. 

 

 Nevoeiro marítimo SP 30-8-18

 

 

O nevoeiro marítimo é dos mais difíceis de prever no Brasil, pois não é frequente. A extensa nuvem baixa que se forma sobre o mar é resultante do choque entre a camada de ar frio sobre o mar e o ar mais quente que vem do continente. A temperatura da camada de ar que vai do continente para o mar, levada por certas direções de vento, é maior do que a temperatura da camada de ar que fica sobre o litoral.

 

 

Formação de nevoeiro marítimo no litoral de SP

 

Este agosto de 2018 foram observados vários eventos de nevoeiro marítimo em áreas do litoral da Região Sudeste e da Região Sul por causa da persistência de massas de ar fio de origem polar na costa do centro-sul do Brasil. Até o dia 30 de agosto, cinco frentes frias tinham avançado do Sul para o Sudeste, chegando até ao Espírito Santo, associadas a fortes massas de ar de origem polar.  

 

Nesta sexta-feira, a influência do ar frio de origem polar será menor no litoral entre São Paulo e o Paraná. Assim, a chance de formação do nevoeiro também diminui.

 

 

 

Feriado de 7 de setembro

Por enquanto, não há expectativa de nova frente fria no litoral de São Paulo para o feriado de 7 de setembro. Mas a tendência é que tenha ar frio de origem polar na costa do Sul e do Sudeste, o que vai manter a temperatura amena no litoral paulista.

De forma geral, o interior paulista tende a ter mais sol e calor no feriado de 7 de setembro do que as praias.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

24°
max

15mm / 90%