Calor intenso antecede virada do tempo no Estado de SP

01/09/2018 às 17:23
por Bruno Maon

Atualizado 01/09/2018 às 17:28

Oferecimento
Máxima neste sábado chegou a 38°C no interior

O sábado foi marcado por forte calor e baixa umidade relativa do ar no estado de São Paulo. Na capital paulista, a máxima observada na estação do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santa foi de 31,8°C, sendo assim, foi a maior temperatura do inverno até agora e também a maior desde março na cidade. A umidade chegou a 18% entre 13h e 16h.


Pelo interior do estado o calor foi ainda mais intenso, com máximas de 38°C nas regiões de Andradina, Ilha Solteira e Perereira Barreto no noroeste paulista. Em Presidente Prudente a tarde deste sábado foi a mais quente do ano, com máxima de 35,9°C, superando os 35,7°C do dia 23 de janeiro, que era até então a maior temperatura de 2018 por lá. A umidade chegou a 15% em Valparaíso.

A única região que escapou do forte calor foi o litoral, onde o vento marítimo mais frio e mais úmido manteve a temperatura amena e a umidade em níveis confortáveis. A máxima em Santos não passou dos 24°C e a umidade se manteve acima dos 70%.

O domingo ainda será um dia com muito calor em quase todo o estado, apenas na região de Presidente Prudente é que a temperatura já não sobe tanto, por conta do aumento de nebulosidade desde cedo. Nas demais áreas, o sol predomina e a temperatura passa dos 30°C à tarde. Na capital paulista a máxima prevista é de 31°C e em Ribeirão Preto chega aos 35°C.

 

A aproximação de uma frente fria, a mesma que provocará o aumento de nuvens no extremo oeste paulista, vai ajudar a formar nuvens carregadas a partir da tarde em parte do interior. Por isso, há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde na faixa que vai desde o noroeste do estado, passando pelo centro até o sul paulista. Em Presidente Prudente pode chover já pela manhã e a entrada do ar mais frio de origem polar provoca acentuada queda de temperatura à noite na região.

Na segunda-feira, a frente fria atravessa o estado e o ar polar se espalha. O céu fica mais nublado em todas as regiões e a temperatura cai bastante em relação ao fim de semana. Há condições de chuva a qualquer hora do dia no centro-leste paulista, incluindo a capital e o litoral. Na terça-feira, muitas nuvens ainda permanecem pelo leste do estado e pode chover fraco. A temperatura continua baixa. A partir de quarta-feira o sol volta a aparecer, não há mais condições de chuva e a temperatura volta a subir. Ainda assim as noites e madrugadas de terça a sexta-feira serão frias em todo o estado, com temperaturas abaixo dos 10°C no interior e de até 10°C na capital paulista.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%