Ar polar derruba a temperatura em MS e em MT

03/09/2018 às 10:36
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Madrugada de 3 de setembro foi com frio ficou abaixo dos 10°C. Vento frio avança para o norte do CO e diminui o calor.

O ar frio de origem polar voltou a entrar com muita força sobre áreas da Região Centro-Oeste do Brasil. A segunda-feira, 3 de setembro, amanheceu gelada, com menos de 10°C em quase todo o Mato Grosso do Sul e em vários locais do oeste e centro-sul de Mato Grosso do Sul. A temperatura caiu muito também nas capitais Cuiabá e Campo Grande



Em Mato Grosso do Sul, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura no dia 3 de setembro foi de 7,3°C registrada  em Campo Grande e em Nhumirim (região de Corumbá). Esta temperatura da capital do estado foi a quarta menor observada em 2018. O recorde atual de frio para este ano é de 6,0°C, em 20 de maio.

O frio continua na tarde e noite desta segunda-feira.



 

 

Em Mato Grosso, a menor temperatura foi de 8,5°C em Itiquira. Em Cuiabá, a madrugada desta segunda-feira, 3 de setembro, ficou entre as mais frias de 2018 até agora. A temperatura mínima na medição automática do INMET foi de 11,4°C. O recorde atual de frio para este ano, por medição convencional, é de 11,0°C no dia 11 de julho.

A sensação de frio é grande na tarde e noite desta segunda-feira.

 

 

 

Vento frio avança para o norte do CO

O vento frio desta nova massa de ar de origem polar avança para o norte da Região Centro-Oeste e será sentido até a noite em áreas do norte de Mato Grosso, na região de Goiânia e até no Distrito Federal. A temperatura nestas áreas não baixar como em Mato Grosso do Sul ou no sul e oeste de Mato Grosso, mas o calor diminui bastante especialmente nesta próxima terça-feira, 4 de setembro.

 

Tanto Goiânia como Brasília tiveram temperaturas muito altas no primeiro fim de semana de setembro. Em Goiânia, o INMET registrou 35,4°C no sábado, 1 de setembro, a segunda maior temperatura do ano. O recorde atual de calor para 2018 é de 35,5°C. Em Brasília fez 30,2° na tarde do domingo, 2, segundo do INMET, sendo que o recorde de calor para este ano é de 31,2°C, em 13 de agosto.

 

Frio na terça-feira

A madrugada da terça-feira, 5 de setembro, será fria no Centro-Oeste de forma geral, com temperaturas entre 10° e 15°C na maioria da áreas da Região. Mas o Mato Grosso do Sul, o sul de Mato Grosso e até o extremo sul de Goiás podem registrar frio um pouco abaixo dos 10°C.

O vento frio de origem polar será sentido no Centro-Oeste também na tarde desta terça-feira deixando o ar fresco, sem o calor intenso dos últimos dias.

 

A tendência para quarta-feira de rápido e grande aquecimento do ar novamente, com o afastamento do ar frio de origem polar.   



Tempo seco

Apesar da nebulosidade observada nesta segunda-feira em áreas de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, a tendência é de que o tempo fique muito seco esta semana no Centro-Oeste, de forma geral. Os chuviscos não ocorrem mais a partir desta terça-feira nem em Mato Grosso do Sul. O extremo norte e o noroeste de Mato Grosso podem ter pancadas de chuva na sexta-feira.

A passagem do ar polar sobre o Centro-Oeste vai deixar o ar muito seco a partir desta terça-feira. O nível de umidade no ar vai baixar nos próximos dias e as tardes serão muito secas na maior parte da Região, com níveis umidade do ar entre 20% e 30%.]

 

 

Foto de Renato Ravazini, Caarapó (MS)

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

23°
min

32°
max

8mm / 80%

Campo Grande - MS

16°
min

28°
max

0mm / 0%