Oferecido por
Áreas de instabilidade tropicais formadas pelo ar quente e úmido ganharam força sobre Roraima e a capital Boa Vista registrou chuva volumosa neste início de semana. A semana ainda será marcada por fortes instabilidades no extremo norte do Brasil. Enquanto isso, o vento frio de origem polar chegou ao sul da Região Norte, provocando queda nas temperaturas.
Temporal e alagamentos em Boa Vista
Boa Vista, capital de Roraima, registrou 63,2 mm de chuva entre às 14 horas de domingo (2) e às 14 horas desta segunda-feira (3), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Porém, a maior parte desta chuva ficou concentrada em apenas duas horas entre 7 horas e às 9 horas desta segunda. Foram 23,8 mm de chuva na primeira hora e depois mais 30,8 mm na segunda hora.
O resultado de duas horas de temporal foram alagamentos e outros transtornos pela capital. O aeroporto internacional de Boa Vista precisou operar por instrumentos, mas não houve cancelamento de voos. Segundo informações da Defesa Civil, ocorreram alagamentos em vários pontos da cidade.
Apesar da chuva intensa, as pancadas de chuva mais fortes são comuns nesta época do ano sobre o extremo norte do Brasil. Nesta terça-feira (4) e ao longo da semana, as áreas de instabilidade vão continuar ativas, principalmente sobre Roraima, o norte do Amazonas e o noroeste do Pará. Há risco de mais temporais, inclusive nas capitais Boa Vista (RR) e Manaus (AM).
O Amapá, outras áreas do Pará e até o Tocantins também poderão ter pancadas de chuva com raios, porém mais localizadas e em menor volume. Há uma pequena chance de chover em Palmas (TO) na quarta-feira (5).
Boa Vista (RR), após o temporal na manhã desta segunda-feira
Ar frio no Acre e em Rondônia
O vento frio de origem polar chegou a Rondônia e a temperaturas caiu para 11,9°C em Vilhena e 15,4°C em Cacoal, segundo o INMET.
A terça-feira (4) ainda começa um pouco fria e especialmente no Acre, com temperatura mínima em torno de 15°C prevista para Rio Branco. Em ambos os estados, Acre e Rondônia, com a presença do sol forte, volta a esquentar bastante à tarde e não há expectativa de chuva.
Veja no Agroclima: Cana tem paralisações momentâneas na colheita
Saiba mais: Mudanças Climáticas ameaçam valor nutricional de alimentos