Ar seco predomina no Centro-Oeste

06/09/2018 às 15:10
por Angela Ruiz

Atualizado 06/09/2018 às 15:16

Oferecimento
Possibilidade de recorde de calor nas capitais do Centro-Oeste, neste feriado

 

O calor intenso e a baixa umidade do ar serão sentidos em quase todo o Centro-Oeste do Brasil, neste feriado da Independência. A presença de uma forte massa de ar seco inibe a formação de nuvens carregadas. Apenas, no norte de Mato Grosso são esperadas pancadas de chuva com raios à tarde, por causa tempo quente, úmido e abafado. 

 

Queda de umidade  

 

Por causa do forte aquecimento e do calor, os níveis de umidade poderão ficar abaixo dos 20%, em municípios do oeste de Goiás, centro-sul de Mato Grosso, região de Rondonópolis e, também em Corumbá, Campo Grande e Ponta Porã. 

 

Possibilidade de recorde de calor  

Com o afastamento do ar frio de origem polar, o calor volta a aumentar sobre o Centro-Oeste nos próximos dias. Durante o feriado prolongado de 7 de setembro, todas as capitais da Região podem bater o recorde de calor para este ano e até mais de uma vez.

 

Confira as maiores temperaturas registradas nas capitais do Centro-Oeste até 05/09/2018 pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia:

 

Brasília: 31,2°C em 13 de agosto

Goiânia: 35,5°C em 20 e 23 de janeiro

Campo Grande: 34,5°C em 24 de janeiro

Cuiabá: 39,3°C em 30 de agosto

 

Foto: Stenio Simiema - Goiânia - GO

 

 

Neste sábado, o calor e o tempo seco aumenta o desconforto da população de Mato Grosso do Sul e de Goiás. Nestes estados, o sol brilha forte, não chove e a umidade fica baixa.  

 

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, neste sábado, a umidade se espalha por grande parte de Mato Grosso e o calor diminui. Pancadas de chuva acompanhadas de raios voltam a ocorrer em Cuiabá.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

35°
max

0mm / 0%

Campo Grande - MS

20°
min

33°
max

0mm / 0%