Mais calor e menos umidade no Sudeste

07/09/2018 às 11:36
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Frente fria chega ao litoral de SP no domingo

Uma grande massa de ar seco ganhou força sobre a Região Sudeste do Brasil faz os níveis de umidade do ar baixaram muito sobre a maior parte da Região. O ar seco inibe a formação de nuvens, o que deixa o sol aparecer forte por muitas horas durante o fim de semana. A passagem de uma frente fria pelo litoral de São Paulo no domingo vai trazer ar úmido para o leste deste estado, incluindo a Grande São Paulo.



O centro desta massa de ar, que é a região onde ocorre a subsidência do ar mais intensa fica sobre parte do estado de São Paulo e por isto os níveis de umidade do ar neste estado e também na Região do Triângulo Mineiro ficam críticos durante o fim de semana.

Nas horas mais quentes do dia, a umidade relativa do ar cai para valores entre 10% e 20% em grande parte do interior paulista e no oeste de Minas. Mas o Sul de Minas também poderá ter horas com níveis de umidade torno dos 20%. Na região da cidade de São Paulo, os menores índices de umidade devem ficar entre 20% e 30%.

O ar também seca no litoral paulista, no Estado do Rio De Janeiro e nas outras regiões Mineiras, com previsão de níveis de umidade no ar ficam próximos dos 30% nas horas mais quentes. A umidade do ar também diminui no Espírito Santo, mas os menores valores no fim de semana não devem ficar abaixo dos 30%.


Entenda o que é subsidência do ar

 

Tempo seco

O sol forte predomina no Sudeste no fim de semana. Apesar do friozinho de manhã cedo, especialmente nas serras da Região, a temperatura sobe rapidamente pela manhã e a tarde é quente.

No sábado, todo o litoral do Sudeste tem muito sol e a ondas não devem passar de 1,0 metro.

No domingo, uma frente fria avança pelo mar e até a noite chega ao litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Esta frente fria não traz muita chuva, mas vai aumentar a nebulosidade e a umidade nas áreas próximas ao mar. Por causa desta frente fria, as praias de São Paulo podem ter garoa já na tarde do domingo. A nebulosidade aumenta também na Grande São Paulo. A região de Paraty e do Rio de Janeiro também vão terminar o feriadão com muitas nuvens.

Já em Vitória, o sol fica forte durante todo o fim de semana. Belo Horizonte fica ensolarada e muito seca!

 

 

RJ_Teresópolis_MarliKelly_01092018_sol

Foto de Marli Kelly, Petrópolis (RJ)

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

23°
min

29°
max

20mm / 67%