Oferecido por
Uma forte massa de ar seco e quente predomina sobre a maior parte da Região Centro-Oeste, inibindo a formação de nuvens e mantendo a umidade do ar baixa. A umidade relativa do ar em Cuiabá na tarde de domingo, 09 de setembro, chegou a apenas 9%, valor que caracterizaria estado de emergência (valores de umidade abaixo de 12%) segundo estudo da Cepagri-Unicamp. O ar também ficou muito seco em Goiânia, com umidade relativa de 11% sendo registrada às 16h (horário de Brasília) no aeroporto da cidade.
Na imagem de satélite a seguir das 16:00Z (13h00 pela hora de Brasília), as áreas em preto indicam as áreas com o ar mais seco. Os tons em verde e azul no sul do Pará e do Amazonas indicam a presença de nuvens (ou seja, presença de umidade).
Veja na tabela a seguir outras cidades que registraram índices de umidade abaixo de 12% até as 16h do dia 09 de setembro de 2018:
Ar seco ainda predomina no início da semana
O ar quente e seco vai continuar predominando sobre a Região Centro-Oeste no começo da semana. Pelo menos até a quarta-feira apenas o noroeste de Mato Grosso tem condições para pancadas de chuva durante a tarde. Na quinta-feira um sistema de baixa pressão que se organiza sobre o centro-sul do Brasil vai ajudar a trazer mais umidade para o oeste da Região e até o fim da semana há expectativa para chuva também em MS e no sul de MT.