Oferecido por
O feriado prolongado de 7 de setembro foi de recordes de calor em capitais da Região Centro-Oeste do Brasil. Goiânia bateu o recorde na sexta, 7, Campo Grande no domingo, 9, e Cuiabá estabeleceu o novo recorde de calor para 2018 por dois consecutivos, sábado e domingo.
Em Cuiabá, capital de Mato Grosso, o dígito de 40°C foi a atingida pela primeira vez este ano. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 40,2°C no domingo, 9 de setembro, mas no sábado,8, a temperatura máxima já havia chegado aos 39,7°C superando o recorde anterior de 39,3°C, do dia 30 de agosto.
Em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, o novo recorde de calor para este ano foi estabelecido no domingo, 9 de setembro, com a marca de 34,8°C. O recorde anterior era de 34,5°C, em 24 de janeiro.
O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 36,5° em Goiânia no dia 7 de setembro. O recorde anterior era de 35,5°C nos dias 6 de setembro, 20 e 23 de janeiro.
Além de Cuiabá, a marca dos 40°C também foi alcançada no domingo em Cáceres (MT), que teve temperatura máxima de 40,0°C, em Poxoréo (MT), também com 40°C e em Sonora (MS), que registrou 40,8°C.
Mais calor
Esta é uma semana bastante quente no Centro-Oeste do Brasil e possível que novos recordes sejam estabelecidos em Cuiabá, em Goiânia e em Brasília. A chance de novo recorde em Campo Grande é menor, mas não é completamente descartada.
A semana começa muito seca, com níveis umidade que devem atingir valores entre 10% e 20% nas horas mais quentes do dia, mas que vai terminar com pancadas de chuva em vários locais. Confira a previsão para a semana.
Foto de João Alves - Cuiabá, MT