Secura do ar é crítica em parte da Região Sudeste

10/09/2018 às 18:56
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ar úmido se concentra nas áreas próximas ao mar, mas há previsão de chuva para algumas regiões no fim da semana.

Níveis de umidade do ar extremamente baixos, menores do que 20%, voltaram a ser observados em área do oeste e norte de São Paulo e de Minas Gerais na tarde desta segunda-feira, 10 de setembro. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 11% em Votuporanga (SP), 12% em Jales (SP), Uberlândia (MG) e em Ituiutaba (MG), 13% em Valparaíso (SP), Pirapora (MG) e Conceição das Alagoas (MG).

 

Em todos estes locais, a umidade no ar ficou abaixo dos 20% por pelo menos 5 horas consecutivas. A Organização Mundial da Saúde recomenda um nível mínimo de 60% de umidade no ar para o conforto e saúde do ser humano.

 

Esta secura do ar vem sendo observada pelo interior do Sudeste há vários dias e vai continuar nas próximas 48 horas. A boa notícia é que a semana que está começando muito seca vai terminar em pancadas de chuva em vários locais do Sudeste.

 

Ar úmido no leste da Sudeste

A recente passagem de uma frente fria intensificou o vento marítimo sobre o Sudeste, mas que só tiveram força para deixar o ar úmido no leste da Região,  que é a região próxima do mar. Assim, nesta terça-feira, 11 de setembro, a umidade fica alta no estado do Rio De Janeiro, no Espírito Santo e até nas áreas mineiras da Zona da Mata e do Vale do Rio Doce, que ficam próximas destes outros dois estados. Estas regiões passam o dia com muitas nuvens e tem até condições para um pouco de chuva, mas com fraca a no máximo moderada intensidade.

As capitais Rio de Janeiro e Vitória também podem ter chuva nesta terça-feira e umidade no ar fica acima dos 50%. Já na Grande Belo Horizonte, é o ar seco que predomina, com níveis de umidade do ar entre 20% e 30% nas horas mais quentes do dia. São Paulo tem muitas nuvens e períodos com sol, mas não há previsão de chuva para esta terça-feira. A umidade relativa do ar deve ficar acima dos 40%.

 

Secura no interior de SP e de MG

A situação das áreas no centro, no oeste e norte de São Paulo e de Minas Gerais ainda é de ar muito seco nesta terça-feira, 11, e também na próxima quarta-feira. O nível de umidade no ar fica novamente entre 10% e 20% por várias horas durante a tarde e a temperatura varia, em geral, de 33°C a 36°C.


Foto de Gislaine Lauer, Votuporanga (SP)

 

 

Previsão de chuva

A partir de quarta-feira, 12 de setembro, há previsão de pancadas de chuva para várias áreas do Sudeste. O Sul de Minas pode ter chuva partir de quarta-feira. Entre quinta-feira e sábado pode chover no oeste e norte de São Paulo. O Triângulo Mineiro e a região da Grande Belo Horizonte podem ter um pouco de chuva na sexta-feira ou no sábado.

Mas a chuva que ocorrer não deve ser generalizada e vai aliviar a secura por pouco tempo.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

27°
max

0mm / 0%