Chuva de Florence supera 300 mm em 24h

14/09/2018 às 17:54
por Josélia Pegorim

Atualizado 14/09/2018 às 20:51

Oferecimento
Furacão tecnicamente enfraquece no fim de semana, mas a chuva persiste volumosa e atinge vários estados da costa leste dos Estados Unidos.

Mesmo tendo perdido força e rebaixado para categoria 1 (escala Saffir-Simpson com grau máximo 5) horas antes de tocar o solo dos Estados Unidos, o furacão Florence não deixou de ser uma grande e potente tempestade. A agitação marítima e a chuva forte começaram a ser sentidos especialmente no estado da Carolina do Norte durante a quinta-feira, 13 de setembro, mas as áreas de instabilidade de Florence ainda vão atuar por vários dias espalhando chuva por quase toda a costa leste dos Estados Unidos.


Florence vem dando o seu recado muito bem dado. O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), informou no boletim público de 12 UTC (9h em Brasília), de 14/9/18, que vários locais na Carolina do Norte já haviam acumulado mais de 355 mm de chuva (14 polegadas aproximadamente, que é a medida usada pelos Estados Unidos).

A imagem abaixo mostra o total de chuva acumulado em 24 horas, entre 12 UTC (9h em Brasília) de 13 de setembro e 12 UTC de 14 de setembro registrado por radares meteorológico. A escala à direita está em mm. A grande mancha em tom claro representa volumes de chuva acumulados em 24 horas com mais de 250 mm.

 

 

Total de chuva acumulado em 24h, associado ao furacão Florence, registrado por radar meteorológico

 

Na manhã de 14/9/18, uma rajada de vento com 169 km/h foi registrada no aeroporto de Wilmington e um operador de rádio amador em Kirkland relatou uma rajada de vento com 158 km/h. Outra rajada de vento com 153 km/h foi registrada por estação meteorológica particular na península Federal Point, no litoral da Carolina do Norte.

 

 

Furacão Florence toca o solo na Carolina do Norte (EUA) em 14/9/18

 

O que acontece nos próximos dias?

O olho do furacão Florence, que é o centro da baixa pressão atmosférica da tempestade, entrou sobre território da Carolina do Norte na madrugada desta sexta-feira, 14 de setembro, e ainda com ventos de força de furacão de categoria 1.

Florence se movimentava devagar no meio da tarde da sexta-feira, com apenas 7 km/h. No boletim do NHC de 18 UTC (15 horas, em Brasília) de 14/9/18,  este furacão ainda sustentava ventos com 120 km/h.

 

 

Furacão Florence como categoria 1 sobre a Carolina do Norte na manhã de 14/9/18

 

 

Florence vai enfraquecer especialmente durante o fim de semana, mesmo assim, ainda vai provocar grandes volumes de chuva por vários estados dos Estados Unidos. A Carolina do Norte e a Carolina do Sul são os estados mais afetados por chuva torrencial e enchentes, mas na projeção para 4 ou 5 dias, o NHC prevê que parte da chuva de Florence seja sentida até no estado do Maine, no extremo norte da costa leste dos estados Unidos.

Veja o mapa de previsão da rota e da intensidade de Florence para os próximos dias: até o começo da manhã do sábado, 15 de setembro, o sistema deve deixar de ser um furacão (H) e decair para uma tempestade tropical (S). No domingo, 16, Florence deve enfraquecer um pouco mais e virar uma depressão tropical (S). 

 

 

Florence_rota prevista_14-9-18

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

26°
max

20mm / 67%