Olho do furacão Florence entra no continente nesta sexta

14/09/2018 às 03:14
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Sistema caiu para categoria 1, mas provoca chuva torrencial

O furacão Florence enfraqueceu um pouco mais na noite de ontem, enquanto se aproximava do litoral do estado norte-americano da Carolina do Norte. Mesmo assim, sua chuva volumosa, ventos fortes e inundações costeiras por causa da agitação marítima já eram sentidos e vão continuar nos próximos dias atingindo vários estados dos Estados Unidos.

 

Florence agora se movimenta devagar e aos poucos os ventos vão enfraquecendo, mas as áreas de instabilidade se espalham por grandes áreas e a chuva persistente deve se prolongar pelo menos até o domingo ou segunda-feira.

 

No boletim informativo público emitido pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), das 3:00 UTC (00h em Brasília) de 14 de setembro de 2018, o furacão Florence era considerado um furacão de categoria 1, na escala Saffir-Simpson que vai até o grau 5. A tempestade se movia para noroeste com 9 km/h. O centro do sistema estava a 80 km o sul de Morehead City, na Carolina do Norte, e a 95 km a leste/sudeste de Wilmington, também na Carolina do Norte. Os ventos máximos sustentados eram da ordem de 150 km/h, mas com rajadas mais intensas..

 

 

Florence_14-9-18_6utc

 

A previsão do NHC é que Florence comece a se movimentar sobre terra firme durante esta sexta-feira, 14, mas um maior enfraquecimento só deve ocorrer no fim de semana. Durante a sexta-feira, a medida que Florence avançar pelo interior dos Estados Unidos, vai enfraquecendo e deixa ser um furacão para ser uma tempestade tropical. Até o domingo, a previsão é de que Florence se torne uma depressão tropical.

 

Florence é um grande furacão e os ventos com força de furacão devem ser sentidos a 130 km do centro. Uma estação meteorológica em Fort Macon, na Carolina do Norte, registrou ventos sustentados com 124 km/h e rajadas de 161 km/h na noite de 13 de setembro.

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

27°
max

4mm / 90%