Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Risco de chuva forte no Sudeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Agnaldo Vieira da Cruz, Tatuí (SP)

3 min de leitura

Oferecido por

A última semana do inverno de 2018 será marcada por tempo instável na Região Sudeste. Nuvens carregadas crescem sobre todos os estados e até o fim da semana vão provocar fortes pancadas de chuva em muitas áreas. Além da chuva volumosa em pouco tempo, que pode causar alagamentos repentinos, fortes rajadas de vento, acima dos 60 km/h e até granizo também podem ocorrer em vário locais. A primavera começa oficialmente no dia 22 de setembro.



Risco de chuva forte na segunda-feira

Pancadas de chuva com raios podem ocorrer especialmente à tarde e à noite em todos os estados da Região Sudeste nesta segunda-feira. Áreas de instabilidade se formam por toda a Região, mas a proximidade com sistemas baixa pressão atmosférica faz com que o estado de São Paulo, a região do Triângulo Mineiro, o Sul de Minas e o Sul do Rio De Janeiro tenham chuva mais frequente e mais forte nesta segunda-feira.

Uma alerta especial é dado para o centro-oeste e norte do estado de São Paulo e Triângulo Mineiro que devem ter chuva forte e volumosa principalmente na madrugada e manhã desta segunda-feira. Mas outros locais do Sudeste também podem ter chuva  forte, de curta duração.

 

Nas capitais Belo Horizonte e Rio de Janeiro, a chance de chover também é maior a partir da tarde, mas muita nebulosidade já será notada pela manhã. Em Vitória, pode chover já pela manhã. Em São Paulo, o tempo fica muito instável o dia todo, podendo chover em todos os períodos. Há risco de chuva forte.



Foto de Agnaldo Vieira da Cruz, Tatuí (SP)

 

Semana instável

O Sudeste do Brasil passa a última semana do inverno de 2018 com maior disponibilidade de ar úmido. Isto vai facilitar a formação de nuvens carregadas e a ocorrência de pancadas de chuva. Áreas de instabilidade vão crescer durante toda a semana, em todos os estados.

De forma geral, a chance de pancadas de chuva é maior à tarde e à noite. Mas na terça-feira, a chuva tende a ser mais forte e frequente sobre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.  

Uma frente fria chega ao litoral de São Paulo na sexta-feira.

 

 

Granizada em Itapetinga (SP)

Uma forte tempestade de granizo ocorreu no sábado, 15 de setembro, na região de Itapetininga, no leste de São Paulo. A chuva veio com fortes rajadas de vento que causaram muitos estragos. A granizada cobriu grandes áreas rurais, formando um enorme tapete branco. 

 

 

Foto de Patricia Annunciato, Itapetininga (SP)

 

 

Foto de Agnaldo Lopes, Itapetininga (SP)

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias