Vento passa dos 80 km/h em SP, MS e no PR

20/09/2018 às 19:34
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Muitas áreas do Brasil ainda podem ter temporais nesta sexta-feira. A primavera começa no sábado, 22 de setembro.

Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul voltaram a registrar chuva intensa e ventania na manhã e tarde desta quinta-feira, 20 de setembro. Algumas rajadas de vento superaram os 80 km/h. Os três estados já tinham tido temporais em parte da tarde e ou da noite da quarta-feira e assim, volumes de chuva acima dos 50 mm foram acumulados em 24 horas, entre o fim da tarde da quarta e o fim da tarde desta quinta-feira.



Rajadas de vento

As nuvens muito carregadas que se espalharam sobre o Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo provocaram rajadas de vento muito fortes, acima dos 80 km/h, além da chuva forte. Mas outros estados do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste também registraram rajadas fortes, acima de 65 km/h.

Confira as rajadas iguais ou acima de 70 km/h observadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia em 20/9/18, até 17 horas.

 

Marechal Cândido Rondon (PR): 97 km/h entre 5h e 6h

Cassilândia (MS): 85 km/h entre 15h e 16h

São Miguel do Oeste (SC): 84 km/h entre 6h e 7h

Jales (SP): 84 km/h entre 15h e 16h

Passa Quatro (MG): 78 km/h entre 12h e 13h

Novo Horizonte (SC): 76 km/h entre 7h e 8h

Paranaíba (MS): 75 km/h entre 15h e 16h

Bataguassu (MS): 74 km/h entre 9h e 10h (local)

Chapadão do Sul (MS): 72 km/h entre 14h e 15h (local)

Foz do Iguaçu (PR): 71 km/h entre 7h e 8h

Dionísio Cerqueira (SC): 70 km/h entre 8h e 9h

 

Volumes de chuva

Volumes de chuva acima dos 45 mm  foram acumulados no período de 24h, entre 17h do dia 19 e 17h de 20 de setembro, em vários locais do Sul do Brasil, de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. Os dados são do INMET

 

Rancharia (SP): 103,4 mm

Nova Fátima (PR): 80,0 mm

Marechal Cândido Rondon (PR): 72 mm

Juti (MS): 70 mm

Planalto (PR): 70 mm

Doi Vizinhos (PR): 58,6 mm

Joaquim Távora (PR): 50,0 mm

Maringá (PR): 50,0 mm

Presidente Prudente (SP): 48,8 mm

Paranapoema (PR): 48,6 mm

Ourinhos (SP): 45,6 mm



A enorme nuvem da foto abaixo passou sobre o Cianorte, no Paraná, na manhã de 20/9/18.

 

Foto de Igor Camacho, Cianorte (PR)

 

 

Sexta-feira de alerta no BR

A sexta-feira, 21 de setembro, penúltimo dia do inverno, será com alerta para chuva e vento forte por quase todo o Brasil. Tem muito ar úmido e quente espalhado por quase todo o país, que é o ingrediente fundamental para a formação de nuvens muito carregadas, que provocam os temporais.

Nesta sexta-feira, o risco para temporais ainda é alto nos estados do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste, nos estados do Acre, de Rondônia, Amazonas e Roraima.

O tempo seco e o sol forte predominam no Nordeste do Brasil, onde chove rapidamente pelo litoral entre a Bahia e o Rio Grande do Norte. Algumas pancadas de chuva ocorrem no norte e centro-oeste do Maranhão.

 

Início da primavera

O inverno vai terminando em temporais de primavera.  A nova estação começa oficialmente no sábado, 22 de setembro, às 22 horas e 54 minutos, pelo horário de Brasília.

 

No sábado, os temporais dão uma trégua no Sul, em Mato Grosso, em São Paulo, no Sul de Minas e  no Rio De Janeiro. Pancadas de chuva moderadas a fortes ainda podem ocorrer nas demais áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima e sul do Pará, além do litoral do Maranhão e do Pará. 

O Nordeste continua com sol forte, com previsão de chuva passageira e fraca no litoral entre o Rio Grande do Norte e o sul da Bahia, e algumas pancadas de chuva com raios no litoral do Maranhão.

 

No domingo, primeiro dia da primavera, os temporais retornam sobre o Rio Grande do Sul, em parte de Santa Catarina e do Paraná, estimulados por uma frente fria que avançar pelo litoral gaúcho.

O sol predomina em Mato Grosso do Sul e no Sudeste, mas pancadas de chuva moderadas a fortes voltam a ocorrer no Distrito Federal, por quase todo o estado de Goiás, em Mato Grosso, sudeste do Pará, Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima, e também entre o litoral do Maranhão e do Pará.

Sol forte e tempo seco predominam no Nordeste. Tem previsão de chuva fraca no litoral entre Salvador e Natal e de chuva moderada no litoral sul da Bahia. Algumas pancadas de chuva com raios no litoral do Maranhão.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%

Natal - RN

24°
min

29°
max

30mm / 90%