Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Região Norte - tendência climática para a primavera 2018

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Região Norte - tendência climática para a primavera 2018

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

    A primavera de 2018 no Hemisfério Sul começa oficialmente no dia 22 de setembro, às 22h54min, pelo horário de Brasília, e vai até 21 de dezembro, às 19h23, sem considerar o horário brasileiro de verão.

     

    Quais as características da primavera no Norte do BR?

    A Região Norte também tem períodos mais chuvosos e de pouca chuva ao longo do ano. Porém, a época de chuva e de estiagem não são as mesmas para todas as áreas da Região.

    A primavera é uma estação de pouca chuva e muito calor na porção norte da Região Norte que abrange o Amapá, Roraima, o norte do Pará e do Amazonas.

     

    Nas áreas mais ao sul da Região, a chuva recomeça e ganha força ao longo da estação. É o que se observa no Acre, em Rondônia, no sul do Amazonas e do Pará e sobre o Tocantins.

    De forma geral, o Norte do Brasil começa a ter chuva mais volumosa, mais frequente e melhor distribuída durante o mês de dezembro, mas principalmente de janeiro em diante.

     

    Primavera 2018

    O aquecimento que já se observa na porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial, na altura da costa do Peru, se acentua no decorrer da primavera. A previsão é que a primavera termine com um novo episódio de El Niño formado.

     

    A situação oceânica no Pacífico Equatorial é tecnicamente de neutralidade, mas a tendência de aquecimento já terá uma influência na chuva e na temperatura da primavera de 2018. A chuva tende a ser mais irregular e o calor é maior.

     

    Uma preocupação é com o atraso no recomeço da chuva sobre o Tocantins e sobre a porção leste do Pará.  

     

    Confira a previsão geral para primavera na Região Sul com a meteorologista da Climatempo Graziella Gonçalves.

     

     

     

     

     

    Outubro

    O mês será marcado por grande irregularidade da chuva. A tendência é de que chova menos do que a média  em praticamente toda a Região Norte. Deve chover mais do que o normal em Roraima, no extremo nordeste do Amazonas e noroeste do Pará.

     

    Novembro

    A tendência é de aumento da frequência da chuva no Acre, em áreas so sul do Amazonas e em Roraima. Nestas regiões, deve chover mais do que média do mês. No restante da Região Norte, novembro deve terminar com deficiência de chuva. A falta de chuva será maior sobre o Tocantins.

    A temperatura tende a ficar próxima da normalidade em grande parte da Região. o calor diminui no Acre, sul do Amazonas e do Pará.

     

    Dezembro

    Dezembro tende a ser um mês menos quente, com o aumento da nebulosidade e da ocorrência de alguma chuva em grande parte da Região.

    Durante este mês, a expectativa é que as pancadas de chuva sejam mais frequentes sobre o Tocantins, Pará e Amapá e também no Acre.

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias