Primavera começa com muito calor no País

22/09/2018 às 14:40
por Marcelo Pinheiro

Atualizado 22/09/2018 às 14:58

Oferecimento
Calor bate nos 40°C e pode ser recorde em Cuiabá, em Palmas e em Teresina

Um sistema de alta pressão (entre a superfície e a média atmosfera) se intensificou sobre o País afastando as instabilidades e garantindo sol forte em praticamente todas as Regiões neste fim de semana. Com a redução da nebulosidade, a maior insolação e a presença de ventos quentes de norte/nordeste a temperatura subiu de forma acentuada já durante o sábado e o calor está intenso em muitas cidades, inclusive nas capitais, onde podemos ter novos recordes de calor para o ano de 2018. Confira a previsão para o domingo, o primeiro dia completo da Primavera:

 

Região Sul:

 

A massa de ar seco e quente começa a perder força, mas ainda deixa o tempo firme com sol forte, temperatura elevada e umidade baixa à tarde em Santa Catarina e no Paraná. No Rio Grande Sul, as nuvens aumentam bastante com o avanço de uma frente fria pela costa e por conta da intensificação de sistemas de baixa pressão atmosférica. Chove e vento de moderada a forte intensidade ao longo do dia, com risco de temporais no centro-sul e no oeste do estado. 

Curitiba tem máxima prevista de 30°C. Em Florianópolis a temperatura chega a 29°C e ainda aos 28°C em Porto Alegre

 

Região Sudeste

 

A presença de uma grande massa de ar seco deixa o tempo ensolarado, com temperatura em rápida elevação e umidade em queda acentuada à tarde em praticamente toda a Região. Apenas o Espírito Santo fica com mais nebulosidade, mas só há previsão de chuva no norte capixaba. Durante a tarde o calor é intenso e a umidade fica abaixo de 30% em muitas áreas. 

São Paulo: 16 a 32°C

Rio: 16 a 35°C

BH: 16 a 30°C

Vitória: 19 a 29°C

 

TO_Palmas-por-Gleive-Marcio-Rodrigues-5---9-18_amanhecer

 

Região Centro-Oeste

 

Uma forte massa de ar quente influencia o Centro-Oeste e a previsão é de um domingo de sol e muito calor em todos os estados e no Distrito Federal. O calor intenso da tarde até favorece o aumento de nuvens e a ocorrência de chuva rápida e isoladas no noroeste de MS, em MT e no centro-norte de GO e no DF. As outras ficam com umidade baixa e sem chuva. 

Campo Grande: 23 a 37°C  (Possibilidade de novo recorde de calor)

Cuiabá: 26 a 41°C (Possibilidade de novo recorde de calor)

Goiânia: 19 a 37°C

Brasília: 15 a 32°C (Possibilidade de recorde de calor)

 

Região Nordeste

 

Uma grande massa de ar seco deixa o tempo ensolarado, com calor intenso e umidade muito baixa à tarde em todo o interior do Nordeste. Dia de sol e tempo firme também na costa norte da Região. No litoral leste nordestino o sol aparece entre nuvens e chova rápida. 

Salvador: 20 a 30°C

Recife: 22 a 30°C

Natal: 24 a 31°C

Fortaleza: 23 a 31°C

Teresina: 22 a 40°C (Possibilidade de novo recorde de calor)

 

Região Norte

 

O tempo fica aberto com sol forte e muito calor em praticamente todo o Norte do Brasil. O forte aquecimento causa 

pancadas rápidas  e isoladas de chuva a partir da tarde em Rondônia, no Acre, no Amazonas, em Roraima, no Amapá e no sudoeste e no nordeste do Pará. 

Manaus: 23 a 34°C

Belém: 24 a 34°C

Porto Velho: 22 a 35°C

Palmas: 24 a 40°C (Possibilidade de novo recorde de calor)

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

32°
max

50mm / 90%

Cuiabá - MT

25°
min

38°
max

5mm / 90%