Brasília bate recorde de calor pelo segundo dia consecutivo

28/09/2018 às 18:40
por Josélia Pegorim

Oferecimento
DF tem fim de semana quente e com possibilidade de chuva

Brasília esquentou um pouco mais na tarde desta sexta-feira, 28 de setembro, e estabeleceu um novo recorde de calor para 2018, pelo segundo dia consecutivo. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 32,8°C de temperatura às 15 horas, que já supera o recorde anterior de 32,3°C registrado na tarde do dia 27 de setembro. O valor oficial da temperatura máxima do dia 28 será conhecido após às 21 horas e poderá ser um pouco maior do que o valor das 15 horas.



Na tarde de 28 de setembro, Brasília foi a capital mais seca do país, com 22% de umidade no ar às 15 horas, seguida por Goiânia, que teve 32% de umidade no ar neste mesmo horário, e Teresina, com 31%.

 

 

Foto de Wilan Nascimento - Brasília, DF

 

Possibilidade chuva

Setembro é tradicionalmente um mês quente e ainda com pouca chuva em Brasília. Na escala anual, setembro tem a maior média de temperatura máxima (28,4°C) e a quinta menor média de chuva mensal (46,6 mm). Recordes de calor do ano são comuns em setembro justamente porque ainda chove pouco, os dias são quase sempre com pouca nebulosidade e o ar frio das frentes frias não chega facilmente sobre a região.

 

A capital  federal teve algumas pancadas de chuva na segunda quinzena de setembro totalizando 38,6 mm, que representam 83% da média de chuva normal para o mês.

 

O sol fica forte neste sábado. Não há previsão de chuva e nem entrada de ventos frios que possam refrescar o ar.

A chance de recorde no domingo, 30 de setembro, é menor, pois há previsão de aumento de nebulosidade e de pancadas de chuva. A passagem de uma frente fria pelo litoral do Rio De Janeiro e do Espírito Santo vai estimular um aumento de umidade e o aumento da nebulosidade sobre Brasília no domingo. Confira como fica o tempo no Centro-Oeste no fim de semana

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

13°
min

28°
max

0mm / 0%

Teresina - PI

22°
min

32°
max

0mm / 0%