SP ainda tem chuva nesta sexta, mas risco de temporal é menor

28/09/2018 às 10:54
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Nebulosidade e vento frio diminuem o calor. Saiba como fica o tempo em SP no fim de semana.

Áreas de instabilidade de uma frente fria permanecem sobre  o estado de São Paulo nesta sexta-feira mantendo a nebulosidade e as condições para chuva em todas as regiões paulistas. Algumas áreas ainda podem ter chuva forte nesta sexta-feira e há risco de temporal também no fim de semana.



Grande SP com temperatura amena

A Grande São Paulo tem predomínio de céu nublado nesta sexta-feira. O dia amanheceu com chuva leve e chuviscos em alguns locais e há previsão de mais chuva para a tarde e noite. Porém, não há expectativa de temporais como os que ocorreram ontem. Há possibilidade de algumas aberturas de sol ou mormaço.

Depois de dias muito quentes, a temperatura fica amena nesta sexta-feira também na cidade de São Paulo. O vento frio de origem polar que sopra hoje e o excesso de nebulosidade evitam que o ar aqueça muito.

 

Temporal de 27 de setembro

A chuva da quinta-feira, 27 de setembro, caiu de forma generalizada sobre a capital paulista, mas não foi forte em todos bairros. As zonas norte, oeste e leste receberam mais chuva. Confira os maiores acumulados entre 9h do dia 27 e 9h do dia 28 de setembro registrados pelo Centro de Gerenciamento Emergências da Prefeitura:

 

Tremembé: 20,2 mm

São Miguel Paulista: 17,8 mm

Perus: 16,6 mm

Itaim Paulista: 16,2 mm

Freguesia do Ó: 13,8 mm

Pirituba: 11,2 mm

 

Chuva de setembro está perto da média

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 11,1 mm no Mirante de Santana, na zona norte, entre 9h do dia 27 e 9h de 28 de setembro. O total acumulado no mês até agora foi de 70,8 mm, que correspondem a 83% da média de chuva para setembro que é de aproximadamente 85 mm.



Litoral instável

O tempo permanece instável no litoral de São Paulo nesta sexta-feira. Choveu muito ontem no litoral norte, mas hoje chove com fraca a moderada intensidade. Porém, a chuva ocorre várias vezes e o predomínio é de céu nublado. A temperatura fica amena.

 

Chuva volumosa no litoral norte

Choveu muito ontem no litoral norte de São Paulo. No período entre 9 horas do dia 27 e 9 horas de 28 de setembro, o Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais -, registrou 62,5 mm em Ubatuba/Perequê-Açu, 61,4 mm em Ubatuba/Ubatumirim e 59,5 mm em Ubatuba/Figueira.



 

Foto de Maicon Volpi - São Paulo, SP

 

Risco de chuva forte no interior

O interior de São Paulo tem uma uma sexta-feira com muita nebulosidade, aberturas de sol e chuva a qualquer hora. Porém, não dá para descartar a chance de pancadas de chuva moderadas a fortes e com raios em locais da divisa com Minas Gerais.

 

Fim de semana

De forma geral, o fim de semana começa com sol e termina em temporais no estado de São Paulo.

Nas praias, o sábado será com muitas nuvens e chuva fraca principalmente de madrugada e manhã. O domingo terá maiores períodos com sol, mas tem risco de chuva forte a partir da tarde.

 

Na Grande São Paulo, no Vale do Ribeira e no Vale do Paraíba , o sábado amanhece nublado, com névoa, mas o sol aparece ainda manhã, entre muitas nuvens. Volta a esquentar. O domingo terá mais sol, mas a chuva volta forte a partir da tarde.

Nas demais áreas pelo interior de São Paulo, o sol aparece forte neste sábado e faz calor. Para a região de cidades como São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Pirassununga, Campinas e para a Mantiqueira tem previsão de pancadas de chuva com raios e que podem ser moderadas a fortes. Não deve chover nas demais áreas do interior.

 

Domingo com temporais

Novas áreas de instabilidade avançam sobre o estado de São Paulo durante o domingo, 30 de setembro, espalhando nuvens bastante carregadas. O mês termina em temporais. Fortes pancadas de chuva e rajadas de vento, com até 80 km/h, são esperadas para o domingo, principalmente para a tarde e noite.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

15°
min

26°
max

0mm / 0%