Risco de chuva forte no Sudeste e no Centro-Oeste

30/09/2018 às 00:26
por Josélia Pegorim

Atualizado 30/09/2018 às 00:28

Oferecimento
Nuvens carregadas crescem em vários estados

Diversas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil tiveram temporais na última semana de setembro, com granizo, rajadas de vento com mais de 80 km/h e muita chuva. O mês termina com alerta para novas tempestades para alguns estados destas Regiões.



Neste domingo, o risco de temporais aumenta sobre regiões dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio De Janeiro e Minas Gerais. Fortes pancadas de chuva, com muitos raios, rajadas de vento com até 80 km/h e chuva forte podem ocorrer especialmente à tarde e à noite. Pela manhã, a chance de chover é maior em Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás e na divisa de São Paulo com Minas Gerais.

 

Além do ar quente e úmido que já está espalhado sobre estes estados, uma acentuada queda da pressão atmosférica entre o Paraguai e a Argentina, a chegada de uma frente fria ao Sul do Brasil e a circulação de ventos na média atmosfera vão ajudar a formar e a espalhar nuvens carregadas.



Sudeste

Na Região Sudeste, o risco de temporais é para São Paulo, incluindo a Grande São Paulo,  para o interior do Rio de Janeiro (não tem expectativa de chuva para a cidade do Rio), o Sul de Minas, a Zona da Mata Mineira, Grande Belo Horizonte e Triângulo Mineiro.

Não há expectativa de chuva para o norte e leste de Minas e nem para o interior do Espírito Santo. O litoral capixaba pode ter chuva fraca.

 

Centro-Oeste

Na Região Centro-Oeste, o estado de Mato Grosso do Sul é o que tem maior risco de temporais por causa da proximidade com a baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai. Campo Grande também está sujeita a chuva forte.

Fortes pancadas de chuva podem ocorrer principalmente à tarde e à noite em Goiás e sobre o Mato Grosso. Porém, o sul de Goiás, o sul e o oeste de Mato Grosso, incluindo Cuiabá, ficam mais sujeitos a temporais.

 

Tanto o Sudeste  como o Centro-Oeste passam o domingo com temperatura elevada..

 

 

SP_Ourinhos-por-Danilo_2017

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

35°
max

0mm / 0%

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%