El Niño pode influenciar plantio da safra 18/19

05/10/2018 às 10:39
por Larissa Tamashiro

Atualizado 05/10/2018 às 10:39

Oferecimento
A cada dia as chances de configuração do El Niño para os próximos meses ficam mais elevadas.

Na iminência do fenômeno, alguns produtores têm optado por aproveitar as boas condições para iniciar o plantio de suas culturas. Já em outras regiões, agricultores aguardam a ajuda do Clima para começar a preparação para as safras.

 

Condições para o milho

Um dos principais grãos produzidos no país, o milho exemplifica bem esse cenário. Em localidades do Sul, as condições para início do plantio são favoráveis, com boas expectativas para a safra. A situação é bem diferente nos municípios do Centro-Oeste, onde a chuva tem sido bastante aguardada para o início dos trabalhos. Confira:

 

Sul: Condições de umidade ideais impulsionaram o início do plantio de milho no Paraná, segundo maior produtor nacional. Cidades como Toledo e Cascavel já apresentam 50% da área destinada ao milho primeira safra plantada. As chuvas regulares na região em agosto possibilitaram o plantio, que vem apresentando taxa de germinação de 100% nessas localidades. Outros municípios do estado estão com o ritmo de plantio mais lento, mas também apresentam boa taxa de germinação, como Francisco Beltrão, que tem 35% da área plantada e germinação de 80%.

 

Centro-Oeste: Produtores do Mato Grosso estão prestes a iniciar o plantio do milho primeira safra. Mas a insegurança em relação ao melhor momento para isso predomina. Para a região, só há previsões de chuvas regulares a partir da segunda semana de outubro. Mesmo irrigantes têm mostrado preocupação, já que o alto custo da energia elétrica está impedindo o início dos cultivos.

                       

Planeje-se com o Agroclima Pro

Para saber se o melhor caminho é aguardar ou seguir em frente com o plantio você pode contar com o Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia de precisão da Climatempo. Com o ele é possível acompanhar os índices de umidade no solo e a previsão de chuva para sua região e, ainda melhor, para a sua fazenda! Nessa safra, a atenção em relação ao melhor momento para o plantio será fundamental para garantir a uniformidade das lavouras. Confiar nas previsões e na expertise da principal empresa privada de meteorologia do país será fundamental para garantir o sucesso da safra que está prestes a iniciar!

 

 

Acerta na sua safra! Assine agora mesmo o Agroclima PRO -> https://agroclimapro.com.br/