Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

El Niño pode influenciar plantio da safra 18/19

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Na iminência do fenômeno, alguns produtores têm optado por aproveitar as boas condições para iniciar o plantio de suas culturas. Já em outras regiões, agricultores aguardam a ajuda do Clima para começar a preparação para as safras.

 

Condições para o milho

Um dos principais grãos produzidos no país, o milho exemplifica bem esse cenário. Em localidades do Sul, as condições para início do plantio são favoráveis, com boas expectativas para a safra. A situação é bem diferente nos municípios do Centro-Oeste, onde a chuva tem sido bastante aguardada para o início dos trabalhos. Confira:

 

Sul: Condições de umidade ideais impulsionaram o início do plantio de milho no Paraná, segundo maior produtor nacional. Cidades como Toledo e Cascavel já apresentam 50% da área destinada ao milho primeira safra plantada. As chuvas regulares na região em agosto possibilitaram o plantio, que vem apresentando taxa de germinação de 100% nessas localidades. Outros municípios do estado estão com o ritmo de plantio mais lento, mas também apresentam boa taxa de germinação, como Francisco Beltrão, que tem 35% da área plantada e germinação de 80%.

 

Centro-Oeste: Produtores do Mato Grosso estão prestes a iniciar o plantio do milho primeira safra. Mas a insegurança em relação ao melhor momento para isso predomina. Para a região, só há previsões de chuvas regulares a partir da segunda semana de outubro. Mesmo irrigantes têm mostrado preocupação, já que o alto custo da energia elétrica está impedindo o início dos cultivos.

                       

Planeje-se com o Agroclima Pro

Para saber se o melhor caminho é aguardar ou seguir em frente com o plantio você pode contar com o Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia de precisão da Climatempo. Com o ele é possível acompanhar os índices de umidade no solo e a previsão de chuva para sua região e, ainda melhor, para a sua fazenda! Nessa safra, a atenção em relação ao melhor momento para o plantio será fundamental para garantir a uniformidade das lavouras. Confiar nas previsões e na expertise da principal empresa privada de meteorologia do país será fundamental para garantir o sucesso da safra que está prestes a iniciar!

 

 

Acerta na sua safra! Assine agora mesmo o Agroclima PRO -> https://agroclimapro.com.br/

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias