Oferecido por
Voltou a chover forte no domingo, 7 de outubro, pelo interior do Paraná e de Santa Catarina. Em 6 horas, entre começo e o fim da tarde, a região de Cascavel (PR) acumulou 56 mm e São Miguel do Iguaçu (PR) 77 mm, pela medição do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de desastres Naturais.
Já o Instituto Nacional de Meteorologia registrou de 30 mm a quase 60 mm de chuva em áreas de Santa Catarina entre o fim da tarde do sábado e o fim da tarde do domingo, 7 de outubro.
Essa chuva é só o começo de uma semana de alerta no Sul do Brasil. Os próximos dias serão de chuva forte e volumosa nos três estados, o que vai fazer com que mais regiões acumulem quase todo o volume de chuva médio normal para outubro. Nos primeiros seis dia de outubro, algumas áreas no norte e oeste de Santa Catarina e do sul do Paraná já acumulavam aproximadamente metade da média de chuva para o mês.
Foto: Nilviane Scheffer. Cruz Alta/RS
Semana de temporais
O tempo fica mais instável no Sul do Brasil durante esta segunda-feira, 8, por causa de forte baixa pressão atmosférica que se forma sobre o Paraguai. Nuvens bastante carregadas se espalham sobre os três estados e provocam fortes pancadas de chuva. O risco de temporais é alto no Paraná, em Santa Catarina e no norte e noroeste do Rio Grande do Sul.
Em Curitiba e em Florianópolis, o tempo fica instável nesta segunda-feira, com muitas nuvens e chuva a qualquer hora. Pode chover com moderada a forte intensidade. Para Porto Alegre, a previsão é que chova à tarde e à noite.
Frente fria
Entre a terça-feira, 9, e quarta-feira, 10 de outubro, as áreas de instabilidade sobre a Região Sul são reforçadas pela passagem de uma frente fria. O risco de chuva forte, ventania e queda de granizo é maior. Algumas rajadas de vento podem alcançar 100 km/h.
A chuva enfraquece na quinta-feira sobre o Sul, de forma geral, mas pode voltar forte na sexta-feira. Veja os detalhes da previsão para a semana em toda a Região Sul.