Temporais avançam do interior de SP para a Grande SP

08/10/2018 às 22:58
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Há potencial para granizo, alagamentos e ventania

Depois de provocar chuva muito forte e ventania em áreas do sul e do leste de Mato Grosso do Sul, uma forte linha de instabilidade (*) avançou para o estado de São Paulo espalhado tempestades pelo interior paulista.

 

 

As nuvens muito carregadas desta linha de instabilidade avançam sobre o interior paulista no sentido do centro-oeste para o leste e sul do estado e devem alcançar a região da Grande São Paulo na madrugada desta terça-feira, 9 de outubro.

Uma linha de instabilidade (LI) é um conjunto organizado de várias nuvens do tipo cumulonimbus que se deslocam ao mesmo tempo, na mesma direção. Seu tempo de atuação é de algumas horas. Muitas LI provocam mais chuva e ventania do que uma frente fria.

Esta LI que avança sobre o estado de São Paulo é bastante forte. Sua chuva poderá provocar alagamentos repentinos em diversas cidades do estado. Há risco de granizo e de rajadas de vento entre 60 km/h e 90 km/h. Além disso, muitos raios devem ser observados. Pode chover e ventar forte também na Grande São Paulo, com raios e granizo.

Acompanhe a chuva pelos radares Climatempo-USP

 

A animação de imagens de satélite mostra deslocamento das nuvens carregadas (manchas em vermelho) captadas pelo satélite GOES 16 entre 15h30 horas e 20h30 horas.



SP_temporal_LI_8-10-18

 

Na imagem da chuva vista pelos radares meteorológicos, a chuva intensa da LI aparece como uma faixa mais ou menos reta, em tons laranja/amarelo entre Barbosa/Avanhadava e São Pedro do Turvo/Ourinhos.  

 

 

Chuva de Linha de Instabilidade sobre SP em 8/10/18 - 21h30

 

Em Rancharia ( oeste de SP), o Instituto nacional de meteorologia registrou 54 mm em apenas 1 hora de chuva, o que é tecnicamente uma chuva extremamente forte. Entre 18 horas e 20 horas choveu 70 mm e uma rajada de vento chegou aos 86 km/h. Ao passar sobre a região de Marília, entre 21 horas e 22 horas,  esta LI provocou de 20 mm a 25 mm em 1 hora.

 

 

Foto de Eduardo Sartoreto, Araçatuba (SP)

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%