Oferecido por
Desde 2004, o dia 14 de outubro passou ser o dia oficial do meteorologista no Brasil. Foi e 14 de outubro de 1980 que a profissão de meteorologista foi regulamentada pela lei Nº 6.835. Em 2004, a data foi referendada na Assembléia Geral da SBMET – Sociedade Brasileira de Meteorologia. Em 2008, o dia 14 de outubro foi aprovado oficialmente como o “Dia do Meteorologista”, na Sessão Plenária Ordinária 1353 do CONFEA - Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.
O dia 3 de março era a antiga data nacional do “Dia do Meteorologista”. No dia 23 de março comemora-se o “Dia Meteorológico Mundial”.
Mamãe, quero ser meteorologista!
É muito pouco provável que alguém que esteja lendo este texto falou para sua mãe, aos, 7 ou 8 anos de idade: Mamãe! Vou ser meteorologista quando eu crescer!. Mas é muito provável que, se uma mãe ouvir isto, terá muitas dúvidas sobre o que faz um meteorologista, se seu filho terá um futuro profissional promissor, se vai ganhar dinheiro com isso.
Uma meteorologista da Climatempo, quando disse para a sua família que ia trocar de faculdade e fazer Meteorologia ouviu algo assim: “Você vai viver de quê? De vento?”. De certa forma, sim.
O meteorologista vive querendo saber onde o vento faz a curva (É aí que interessa, que tudo acontece!).
Olha tanto a temperatura do ar que, depois de uns anos, parece até que tem um “termômetro na pele”.
Vive querendo saber como está a pressão do ar e, literalmente, passa horas e horas de olho nas nuvens e analisando os gráficos e números que saem dos supercomputadores.
Alguns meteorologistas fazem a previsão do tempo para amanhã, para o fim de de semana, para o próximo verão. Outros trabalham tentando entender como as nuvens se formam, como o mar e o ar influenciam um ao outro, como prever melhor o caminho dos furacões.
O meteorologista trabalha com o passado, o futuro e o presente, mas não é vidente, não tem bola de cristal e nem joga dados para saber se vai chover ou fazer sol.
A Meteorologia deixou há muito de ser apenas a ciência que prevê a chuva, o frio e o calor e hoje pode ser considerada uma das áreas de trabalho mais interdisciplinares que existem. A chuva, o sol, o calor, o frio, o vento, de alguma forma, influenciam toda a vida no nosso planeta. Hoje, um meteorologista trabalha junto com agricultores, com a indústria da moda, dos remédios, da química, com os médicos, com engenheiros florestais, engenheiros civis e arquitetos, com a produção de cinema e propaganda. O meteorologista dá consultoria para os negócios de energia, do mar e da terra, atua na área da proteção à vida (defesa civil) e pode ajudar (e muito!) a acalmar uma noiva dias antes do seu casamento.
Então, mãe, se seu filho disser que quer ser um meteorologista, pode incentivar! Tem muitos lugares onde trabalhar e ele pode até ficar famoso na televisão ou no rádio!
A Climatempo parabeniza todos os profissionais meteorologistas neste 14 de outubro.