Arroz continua com condições desfavoráveis

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Nesta terça-feira (16), o avanço da frente fria pelo Sudeste deixa o tempo instável. Há grande possibilidade de pancadas de chuva na maior parte das regiões produtoras do Sudeste, Centro-Oeste, no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. As precipitações irão manter os solos com níveis razoáveis de umidade e favorecer a continuidade do plantio da soja, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste.

 

Nas regiões do oeste da Bahia, Tocantins e sul do Maranhão e do Piauí a previsão é que já no final desta semana o tempo volte a abrir e a chuva só retorne na última semana de outubro. Ou seja, apesar de algumas propriedades terem previsão de chuva relativamente boas, isso não será sinônimo de que o regime de chuva já está regularizado sobre a região, pelo contrário. A tendência é que ocorra um novo período de estiagem sobre as áreas produtoras do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, em que a regularização das instabilidades só ocorrerá ao longo da 1ª quinzena de novembro.

 

Devido às precipitações na forma de pancadas, os trabalhos de colheita da cana-de-açúcar em todo o centro-sul, avança mais lentamente ao longo desta semana. Entretanto, mesmo sendo diária, como irá acontecer apenas pancadas, não serão todas as regiões, uniformemente, que irão paralisar suas atividades de colheita. Mas na média geral, haverá paralisações diárias, o que prejudica a pelo andamento da colheita e, consequentemente a produção final.

 

No Sul, tanto hoje quanto quarta-feira (17), serão marcados pelo tempo firme. Entretanto, a partir da quinta-feira (18), uma nova frente fria avança sobre a Região e ocasiona chuva em grande parte das áreas produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul. A chuva irá possibilitar que os solos se mantenham com bons níveis de umidade, e favoreça tanto a continuidade do plantio da soja e do milho 1ª safra, quanto o desenvolvimento das lavouras.

 

No entanto, para a colheita do trigo e plantio do arroz, as precipitações irão continuar mantendo as condições complicadas à essas atividades. Somente na próxima semana é que haverá algumas aberturas de sol, na qual permitirá que os produtores avancem com a colheita do trigo. Mas no caso do arroz, as condições ainda se irão se manter bastante desfavoráveis.