Oferecido por
A temperatura subiu muito em Manaus nesta terça-feira, 16 de outubro, que foi um dia com sol forte, poucas nuvens e sem chuva. O Instituto nacional de meteorologia registrou 37,8°C às 15 horas (em Brasília). Este valor iguala o recorde atual de calor para 2018 que ocorreu no dia 2 de outubro. Porém, na leitura da temperatura que será feita às 21 horas (em Brasília), poderá haver um acréscimo no valor das 15 horas e é possível que um novo recorde de calor seja estabelecido.
Umidade do ar baixa
A tarde de 16 de outubro foi excepcionalmente seca em Manaus. O INMET registrou 42% de umidade relativa do ar às 15 horas (em Brasília), que é um valor relativamente baixo para os padrões tropicais. Este valor de umidade no ar foi o segundo mais baixo entre as capitais brasileiras neste horário.
Uma situação muito curiosa ocorreu na tarde de 16 de outubro: as duas capitais mais secas do país foram as capitais tropicais, onde normalmente o nível de umidade é sempre elevado. Em Manaus, pela medição do INMET, o nível de umidade no ar às 15 horas ficou abaixo dos 50% em apenas 19 dias no período de 1 de setembro a 16 de outubro.
Confira as capitais mais secas em 16/10/18
Boa Vista (RR): 41%
Manaus (AM): 42%
Brasília (DF): 45%
Porto Alegre (RS): 45%
Cuiabá (MT): 46%
Goiânia (GO): 48%
Teresina (PI): 48%
A umidade volta a aumentar sobre a região de Manaus a partir desta quarta-feira, 17. As pancadas de chuva retornam e ficam mais frequentes na sexta-feira e o fim de semana.
Foto: João Victor Cruz, Manaus/AM