Oferecido por
As áreas de instabilidade que provocaram chuva muito forte durante a tarde desta quarta-feira, 17 de outubro, em áreas da capital e da Grande São Paulo se formaram por causa do aumento do calor e da grande disponibilidade de ar úmido que já estava sobre a região. Mas tem muita umidade de calor em todo o estado de São Paulo e nesta quinta-feira outra frente fria se aproxima. O risco de temporal é alto.
Risco de temporal na quinta-feira
Para esta quinta-feira, 18, a previsão é de um quente em todo o estado de São Paulo. Tem muito ar úmido disponível sobre o estado e o aumento do calor vai facilitar a formação de nuvens carregadas e a ocorrência de mais temporais.
O sol vai aparecer, em geral entre muitas nuvens. A temperatura sobe rapidamente e tem previsão de pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite em todas as regiões do estado de São Paulo. Há risco de temporais inclusive na Grande São Paulo.
Na sexta-feira, 19, outra frente fria estará passando pelo litoral paulista e ajudar a formar mais áreas de instabilidade sobre o estado. As condições para chuva são altas na sexta-feira para todas as regiões paulistas, mas a chuva mais frequente e volumosa deve o ocorrer em áreas do centro, sul e leste do estado. A sexta-feira será um dia com predomínio de chuva e temperatura amena na capital e no litoral.
Fim de semana com vento frio
No fim de semana, o vento frio de origem polar sopra moderado por todo o estado e faz a temperatura baixar. As condições para chuva diminuem e o sol deve predominar no interior. Na Grande São Paulo, no litoral e em todo o leste do estado de São Paulo, o fim de semana será úmido, sujeito a chuva fraca principalmente no sábado e com temperatura baixa. A sensação será de frio em muitas horas.
Balanço do temporal de 17/10/18 na Grande SP
Foto de Francesco Rey Mauro, Santo André (SP)
As nuvens carregadas que provocaram os temporais sobre a Grande São Paulo se formaram por causa do calor e do ar muito úmido que já estava sobre a região. A chuva caiu muito forte sobre as zonas leste, sudeste e sul da cidade de São Paulo e sobre São Caetano do Sul, no Grande ABCD, mas quase não choveu nas zonas central, norte e oeste da capital.
O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 29,4°C de temperatura na capital. Nos dois últimos dias, a temperatura não passou dos 25°C.
Transbordamento de córregos e alagamentos
Nas zonas sul/sudeste da capital, os córregos Ipiranga e Zavuvus transbordaram por causa do grande volume de chuva em pouco tempo.
Às 20 horas, o CGE ainda registrava 7 pontos ativos com alagamento na cidade de São Paulo, sendo 6 deles eram intransitáveis.
Volumes de chuva
A chuva caiu muito forte em pouco tempo em áreas das zonas sul, sudeste e em leste da cidade de São Paulo.
Confira alguns volumes registrados pelo CGE e pelo CEMADEN
Aricanduva/Vila Formosa: 66,0 mm entre 16h e 18h, 41,8 mm em 1h
M´Boi Mirim: 65,2 mm entre 16h e 18h, 47,6 m em 1h
Vila Prudente: 51,0 mm em 1h
Santo Amaro: 37,4 mm em 1h
Cidade Ademar: 41,7 mm
Ipiranga: 31,2 mm em 1h
Campo Limpo: 26,6 mm em1h
Parelheiros: 26,8 mm em 1h
Cemaden
São Paulo/Santo Amaro Paulista: 93,6 mm
São Caetano do Sul/Barcelona: 78,6 mm
São Caetano do Sul/Centro 65,1 mm
São Paulo/Campo Limpo: 57,0 mm
São Paulo/Vila Prudente: 54,2 mm
São Caetano do Sul/Cerâmica: 52,9 mm
São Paulo/Vila Carrão: 52,9 mm
São Paulo/Vila Constância: 52,2 mm
Vento
No aeroporto de Congonhas houve uma rajada de vento de até 76 km/h por volta de 17h. O Campo de Marte, na zona norte, teve rajada de 40 km/h.
Raios
Entre 12 horas e 18 horas, a rede Earth Networks detectou um total de 1152 raios sobre a cidade de São Paulo, sendo 527 entre as nuvens e 625 raios das nuvens para o solo.
Granizo
O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE) informou queda de granizo na Vila Prudente e no Jabaquara. Houve queda de granizo também em Mogi das Cruzes.