Forte LI varre o Paraná com ventos entre 80 km/h e 100 km/h

18/10/2018 às 23:38
por Josélia Pegorim

Atualizado 18/10/2018 às 23:40

Oferecimento

O deslocamento de uma frente fria pelo litoral da Região Sul e uma acentuada queda da pressão atmosférica sobre o Paraguai geraram nuvens muito carregadas sobre o Paraná que provocaram tempestades generalizadas.

 

Uma grande e forte Linha de Instabilidade (LI - conjunto organizado de nuvens do tipo cumulonimbus que se deslocam alinhadas e ao mesmo tempo) se formou sobre o Paraná e avançou sobre o estado, com poderosos cumulonimbus que provocaram chuva forte e principalmente muito vento. Muitos locais do Paraná registraram rajadas de vento acima de 70 km/h

 

A ventania derrubou árvores, outdoors e telhados em Apucarana. Em  Maringá, os usuários do site da Climatempo informaram que as fortes rajadas de vento tombaram um avião. Veja o relato de MBOliveira:

 

“em Maringá, por volta das 15:00hs da tarde nuvens começaram a escurecer o céu! No mesmo momento se iniciou fortíssimas rajadas de ventos que derrubaram dezenas de árvores, postes e muitas outras coisa, logo em seguida a uma intensa chuva teve início, e os ventos se agravaram. Após 40min os ventos alcançaram assim como a chuva, está mesmo fraca persistiu até por volta das 20:00hs! Após a tempestade a Defesa Civil começou a receber dezenas de chamadas sobre quedas de árvores e postes na cidade, até agora não se tem um balanço certo de quantos foram os danos causados. Porém já se sabe de alguns ocorridos: um avião de pequeno porte tombou com a força dos ventos no aeroporto, um pedágio da região foi destelhado, mais de 28 mil residências estão sem energia elétrica e muitas sem água, semáforos estão desligados, muitas avenidas fechadas por causa de quedas de árvores/postes. As rajadas mais fortes registradas foram: INMET/UEM:±67km/h, SIMEPAR 65km/h, AEROPORTO 110km/h! Pelos estragos causados acredita-se que em muitas áreas da cidade os ventos tenham alcançado entre 90 e 100km/h. Desde a tarde de sábado (13) já caíram mais de 180 árvores na cidade e muitos postes, só na tarde de sábado caíram 150 árvores!”



 

Foto de Claudinei Vieira, Apucarana (PR): árvore derrubada por ventania em 18/10/18

 

Ventania varreu o PR

Confira as rajadas mais intensas observadas no Paraná pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia e das aeroportos, até 20h de 18/10/18. Pelo horário das rajadas é possível ter uma ideia de como a forte linha de instabilidade se deslocou pelo estado. Em Curitiba, o aeroporto Bacacheri registrou rajada de 55 km/h às 14h40.

 

Paranapoema: 99 km/h entre 16h e 17h

Maringá (aeroporto): 98 km/h às 15h10

Nova Tebas: 95 km/h entre 13h e 14h e 80 km/h entre 14h e 15h

Nova Fátima: 93 km/h entre 16h e 17h e entre 17h e 18h

Londrina (aeroporto): 90 km/h às 16h

Cidade Gaúcha: 89 km/h entre 15h e 16h e 87 km/h entre 14h e 15h

Foz do Iguaçu (aero): 81 km/h às 9h20

Joaquim Távora: 80 km/h entre 16h e 17h

Planalto: 78 km/h entre 10h e 11h

Ventania: 76 km/h entre 14h e 15h e entre 15h e 16h



A imagem mostra a densidade de descargas elétricas observada pelo satélite GOES 16 sobre o Paraná. O repare como os raios formam uma linha que é justamente a organização da LI.

 

 

 

 

Nesta outra imagem, a mesma LI já havia se deslocado para o norte do Paraná e estava entrando no estado de São Paulo.

 

 

 

Embora tenha chovido com moderada a forte intensidade em áreas dos estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, não houve registro de ventania como no Paraná.

 

Previsão

O Paraná ainda pode ter chuva nesta sexta-feira, mas sem os temporais. Pode chover com moderada a forte intensidade em alguns locais do norte do estado, mas a ventania não deve se repetir.

Em Curitiba e e todo o leste do Paraná, a sexta-feira tem céu nublado, friozinho e garoa.

Santa Catarina tem sol entre muitas nuvens nesta sexta-feira. O céu nublado predomina só no litoral sul do estado e na serra.

O leste do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, tem uma sexta-feira nublada, com temperatura amena e chuviscos. O sol aparece nas demais áreas na maior parte do dia e o tempo fica seco.

 

A entrada do ar frio de origem polar diminui a temperatura no fim de semana. As baixas temperaturas poderão surpreender, porque vai esfriar mais do que em geral ocorre em outubro.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 83%

Porto Alegre - RS

20°
min

30°
max

15mm / 67%