Furacão Willa é cat 4 e avança para o México

22/10/2018 às 18:02
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ventos sustentados foram estimados em 260 km/h na tarde de 22 de outubro

Furacão Willa é cat 4 e avança para o México

Ventos sustentados foram estimados em 260 km/h na tarde de 22 de outubro



Potencialmente catastrófico! Foi assim que o Centro Nacional de Furacões dos estados Unidos se referiu ao furacão Willa que está na costa oeste do México. Às 15 horas (em Brasília) da tarde do dia 22 de outubro de 2018, Willa era um furacão de categoria 5, o máximo da escala Saffir-Simpson que mede a intensidade dos furacões, com ventos sustentados de 260 km/h.

 

No boletim do NHC de 21 UTC (18 horas, em Brasília), o furacão Willa baixou para a categoria 4, mas continuava sendo extremamente perigoso e rumava em direção ao território mexicano. A tempestade se deslocava para norte com 13 km/h, com ventos sustentados da ordem de 250 km/h, mas com rajadas mais fortes. O olho do furacão (que é o centro do sistema) estava ainda sobre o mar, a 175 km a oeste/sudoeste do cabo Corrientes e a 215 km/h ao sul/sudoeste das ilhas Marias.

 

Um aviso de furacão já está em vigor para a região de San Blas até Mazatlan, que inclui as ilhas Marias. Isto quer dizer que estas regiões devem sentir os ventos e chuva intensa do furacão dentro de 36 horas.

 

 

Furacão Willa - pacífico_22-10-18_post

 

 

A previsão do NHC é de que o furacão Willa continue avançando em direção ao México nesta terça-feira, 23 de outubro, e passe próximo das ilhas Marias. O sistema deve tocar a terra firme em território mexicano na parte central da costa oeste do México. Após entrar no continente, Willa deve enfraquecer rapidamente até a noite desta terça-feira e na quarta-feira.

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

27°
max

15mm / 90%