Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Temporais voltam a aumentar em Mato Grosso do Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: João Paulo Torres. Dourados/MS

4 min de leitura

Oferecido por

O ar quente e úmido predominante sobre a Região Centro-Oeste do Brasil, está facilitando a formação das nuvens de chuva e os temporais têm sido volumosos desde a semana passada, especialmente em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal. Nesta terça-feira (23), a queda na pressão atmosférica do ar no Paraguai favorece o crescimento de nuvens bastante carregadas, que tendem a se espalhar pelo sul de Mato Grosso do Sul. Os temporais também voltam a aumentar sobre o estado hoje e nos próximos dias. 

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), ainda registrou chuva volumosa em municípios de Mato Grosso e de Goiás nas últimas 24 horas. O destaque foi Nova Xavantina (MT), que acumulou 80,9 mm de chuva entre às 9 horas de segunda-feira (22) e às 9 horas desta terça-feira. Foi o maior volume de chuva registrado no Brasil no período. Pirenópolis (GO), registrou 40,8 mm também em 24 horas. 

 

Risco de temporais 

A tendência será da intensificação da instabilidade sobre o sul de Mato Grosso do Sul com alerta para temporais na região ao longo da tarde e da noite. É importante lembrar, que diversos municípios já estão com o volume de chuva perto ou acima da média para o mês de outubro. Há previsão de pancadas de chuva moderadas à fortes também para as outras áreas do estado, inclusive em Campo GrandeAs rajadas de vento poderão alcançar os 80 km/h.

 

Ainda ocorrem períodos de sol na maior parte da Região Centro-Oeste, mas as condições para mais pancadas de chuva com raios são altas entre à tarde e a noite, com risco de chuva de moderada à forte intensidade. 

 

Satélite_CO_23.10

Imagem de satélite mostra fortes áreas de instabilidade sobre o Paraguai próximas a Mato Grosso do Sul e nebulosidade espalhada pela Região Centro-Oeste. 

 

Foto: João Paulo Torres. Dourados/MS

 

MS, GO e DF com muita chuva nos próximos dias 

Os próximos dias serão de alerta, em especial sobre Mato Grosso do Sul, Goiás, o Distrito Federal, que deverão receber muita chuva.

 

Nesta quarta-feira (24), a passagem de uma nova frente fria pelo litoral do Sudeste, juntamente com a presença da baixa pressão no Paraguai, e o ar quente e úmido sobre a Região, deixam o tempo ainda mais carregado. A previsão é de chuva frequente, com raios e volumosa, alertam os meteorologistas. Mato Grosso do Sul, em particular, pode ter chuva forte desde a madrugada. As rajadas de vento chegam a 80 km/h e há risco de granizo. A chuva desta quarta poderá causar problemas em municípios do estado. 

 

Modelos meteorológicos estimam volumes de chuva acima de 80 mm em muitas áreas de Mato Grosso do Sul, de Goiás, Distrito Federal e até no sul de Mato Grosso até o final da semana. No domingo de eleições (28), ainda pode chover bastante por quase toda a Região Centro-Oeste. 

 

Confira abaixo a estimativa de chuva para toda a Região Centro-Oeste nos próximos dias:

 

chuva_CO_23.10 

 

Veja no Agroclima: Lavouras impulsionam o consumo de fertilizantes 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias