Semana é de muita chuva sobre na Bahia

28/10/2018 às 19:00
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Frente fria passa pelo litoral baiano e volta a chover em várias áreas do interior do Nordeste

Uma frente fria avançou sobre a Bahia no fim de semana estimulando a formação de nuvens muito carregadas, que provocaram tempestades em áreas do litoral e do interior baiano. Nesta segunda-feira, 29 de outubro, esta frente fria passa por Salvador e a partir da terça-feira, 29, enfraquece e se afasta em alto-mar, mas as condições para chuva sobre a Bahia permanecem altas até o fim da semana.



A Bahia tem mais chuva  nesta segunda-feira e também na terça-feira, 30 de outubro. Os dois dias serão com muita nebulosidade e chuva frequente. Há condições para chuva moderada a forte em todo o estado, inclusive em Salvador e no Recôncavo. O risco de raios pelo interior é alto. As rajadas e vento pelo litoral podem chegar aos 60 km/h. A chance de chuva nas áreas próximas a Pernambuco, Sergipe e a Alagoas é menor do que nas outras regiões da Bahia.

 

A partir da quarta-feira, 31 de outubro, o extremo norte da Bahia, região de Juazeiro, de Paulo Afonso voltam a secar, mas Salvador e as outras regiões baianas continuam com condições para pancadas de chuva.

 

 

Foto de Edimarcos Oliveira,Lapão (BA)

 

Chuva em outros estados

A passagem da frente fria pela Bahia estimula a ocorrência de chuva nos próximos dias também em outros estados da região Nordeste do Brasil. Para esta segunda-feira, 29,  tem previsão de pancadas de chuva com raios para o centro e sul do Maranhão e do Piauí, e essas pancadas podem ser de forte intensidade. Na terça-feira 30 de outubro, as áreas de instabilidade se espalham mais pelo interior do Nordeste e deve chover em todas as áreas de Sergipe também pelo sertão de Alagoas e de Pernambuco. As pancadas de chuva chegam até a região de Teresina e também nas áreas mais ao centro e norte do Maranhão.

A partir de quarta-feira, o tempo seco e muito quente volta a predominar sobre o Ceará, no Rio Grande do Norte, na Paraíba, Pernambuco, em Sergipe, em Alagoas e também em grande parte do Maranhão e do Piauí.No sul do Maranhão e do Piauí, as pancadas de chuva continuam até o fim da semana e podem ser moderada ser fortes.



Chuva muito volumosa sobre a Bahia

Durante o fim de semana, com a chegada de uma frente fria Bahia, várias áreas do estado tiveram chuvas muito fortes. Em alguns locais choveu mais de 40 mm em apenas uma hora. Os dados abaixo são do INMET

 

Formosa do Rio Preto: 66,6 mm, 43,0 mm em 1h

Caravelas: 70,4 mm, 43,4 mm em 1h

Itamaraju: 36,2 mm, 29 mm e, 1h

Ibotirama: 35,4 mm, 17,4 mm em 1h

Itapetinga: 30,2 mm , 12 mm em 1h

 

 

Nas imagens das nuvens captadas pelo satélite GOES 16 em 28/10/18, as nuvens com potencial para chuva forte aparecem em tons de vermelho, amarelo e em tom azulado.

 

Bahia_temporal_28-10-18

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Teresina - PI

23°
min

31°
max

15mm / 67%

Salvador - BA

26°
min

32°
max

15mm / 90%