1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Outubro de 2018 termina com chuva dentro da média em São Paulo
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Outubro de 2018 termina com chuva dentro da média em São Paulo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Angela Ruiz. São Paulo/SP.

4 min de leitura

Oferecido por

Sem expectativa de chuva para os dias 29 e 30, a cidade de São Paulo deve fechar outubro 2018 com um volume de chuva muito próximo da média histórica para o mês, com tardes menos quentes do que poderiam ser e madrugadas mais abafadas do que o normal para esta época.

 

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana, na zona norte da cidade de São Paulo, o total de chuva acumulado do dia 1 até 9 horas do dia 29 de outubro foi de 120,1 mm. Este valor corresponde a 95% da média de chuva normal de outubro, que é de aproximadamente 127 mm.

 

Entre 9 horas do dia 28 e 9 horas de 29 de outubro choveu apenas 0,1 mm no Mirante de Santana. Não há expectativa de chuva para o decorrer do dia 29 e nem para o dia 30 de outubro. A chance de pancadas de chuva a partir da tarde do dia 31 é baixa, mas tecnicamente a chuva que cair na tarde e noite de 31 de outubro será contabilizada para o mês de novembro.

 

 

Foto: Angela Ruiz. São Paulo/SP.
 

Tardes frescas

A temperatura das tardes de outubro de 2018 fez muita gente reclamar do tempo. O problema é que, até o dia 28, mais da metade das tardes tiveram temperatura máxima abaixo da média histórica para outubro, que é de 25,9°C (média do período de 1981 - 2010), pela medição do INMET no Mirante de Santana. A média das temperaturas máximas registradas 

 

18 tardes com T máxima abaixo de 25,6°C

4 tardes com T máxima igual ou maior a 30°C

média das T máximas (1 a 28/10): 24,6°C (1,3°C abaixo da média histórica)

média das T mínimas (1 a 28/10): 17,4°C (1,4°C acima da média histórica)

 

Madrugadas quentes

A média das temperaturas mínimas registradas no Mirante de 1 a 28 de outubro foi de 17,4°Cm 1,4°C acima da média de referência, que é de 16,0°C. Em 28 dias, a temperatura mínima ficou igual ou abaixo do valor de referência em apenas 9 dias.

 

Frentes frias

Até o dia 28 de outubro, cinco frentes frias haviam passado pelo litoral paulista, fazendo com que o vento frio e úmido do mar predominasse sobre a capital paulista. Isto deixou o ar sempre carregado de umidade, o que facilitou a formação de muitas nuvens.

A combinação de excesso de nebulosidade e ar frio de origem polar dificultaram a elevação da temperatura à tarde, o que explica as média de máximas abaixo do normal. Por outro lado, o excesso de nuvens na madrugada impediu um resfriamento mais acentuado (que ocorre em noites com poucas nuvens), o que justifica as madrugadas mais quentes.

 

Veja também:

Mais um dia com temperatura amena em São Paulo

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias