Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Outubro terminou em ventania no Sul, em MS e em SP

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Rogeiro Pajolla, Ribeirão Preto (SP)

4 min de leitura

Oferecido por

Outubro de 2018 deixou muita chuva sobre o Sul do Brasil e sobre o Mato Grosso do Sul e também deu vários eventos de temporais para o estado de São Paulo. O mês fechou com o “raio de ouro” de tanta instabilidade observada nestas regiões do país.

 

 

O calor, a umidade do ar elevada, a presença de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e o deslocamento de uma nova frente fria sobre o Sul do Brasil induziram o crescimento de nuvens muito carregadas sobre a Região Sul, em Mato Grosso do Sul e sobre São Paulo. Além de chuva forte e volumosa, estas nuvens provocaram rajadas de vento muito fortes, que se aproximaram dos 100 km/h em alguns locais e também granizo.

Na colorização abaixo da imagem de satélite, as nuvens com potencial para temporal aparecem em tons de vermelho, amarelo  e quase branco.

 

 

Estas nuvens são as chamadas cumulonimbus, que provocam temporais com muita chuva, raios, ventania e em muitas vezes também granizo. São nuvens típicas de dias quentes e com grande disponibilidade de umidade no ar. A frente fria que chegou ao Sul do Brasil facilitou a formação destas nuvens carregadas.

 

Muitas rajadas de vento acima dos 80 km/h foram registradas sobre a Região Sul, em Mato Grosso do Sul e sobre São Paulo. Confira as rajadas mais intensas observadas no dia 31 de outubro, até às 18 horas, de acordo com a medição do Instituto Nacional de Meteorologia e da Aeronáutica.



Local

rajada (km/h)

hora

São Miguel do Oeste (SC)

99

entre 5h e 6h

Japira (PR)

98

entre 13h e 14h

Santo Augusto (RS)

91

entre 4h e 5h

Joaçaba (SC)

91

entre 7h e 8h

Diamante do Norte (PR)

91

entre 15h e 16h

Teutônia (RS)

87

entre 10h e 11h

Itaquiraí (MS)

86

entre 12h e 13h (local)

Tupaciretã (RS)

86

entre 00h e 1h

Soledade (RS)

86

entre 2h e 3h

São Miguel Arcanjo (SP)

86

entre 15h e 16h

Joaquim Távora (PR)

85

entre 14h e 15h

Dois Vizinhos (PR)

84

entre 8h e 9h

Iperó/Fazenda Ipanema (SP)

84

entre 16h e 17h

Jundiaí/aero (SP)

83

17h20

Novo Horizonte (SC)

81

entre 7h e 8h

Itapeva (SP)

81

entre 15h e 16h

Nova Fátima (PR)

80

entre 14h e 15h

 

Últimas notícias: informações importantes do tempo e do clima

 

Estas nuvens muito carregadas vão continuar crescendo sobre muitos estados brasileiros até o feriado de 2 de novembro. O tempo seco, sem condições para chuva deve predominar apenas nos estados do Amapá e de quase toda a Região Nordeste, onde tem previsão de pancadas de chuva só para o oeste da Bahia e para áreas do Maranhão.

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias